O mais novo filme do diretor Mike Mills, Sempre em Frente, trabalha o relacionamento em construção de um jornalista e seu sobrinho de forma realista e muito sensível. Com um elenco formado por Joaquin Phoenix, Woody Norman e Gaby Hoffmann, o longa é filmado inteiramente em preto e branco o que garante um charme a mais na obra.

A história segue o documentarista Johnny (Joaquin Phoenix), que se oferece para cuidar de seu sobrinho de oito anos Jesse (Woody Norman,) para que sua irmã Viv (Gaby Hoffmann) possa ajudar o marido. Os dois, que mal se conhecem, são obrigados a passar uma grande quantidade de tempo juntos e quando Johnny precisa viajar a trabalho, o menino acaba precisando ir com ele. Assim, eles acabam ficando completamente imersos no mundo um do outro.

Cuidar de criança não é uma tarefa fácil e Jesse desafia o tio diariamente por não saber lidar com os sentimentos que tem por estar longe de sua casa e de sua mãe. Ele foge, briga, chora, inventa histórias. E Johnny, que não está acostumado a cuidar de crianças, tem que aprender a enfrentar a situação.

Um aspecto interessante da trama é que os problemas entre as relações dos adultos não são detalhados em nenhum momento do filme, ficam sempre subtendidos. Como se uma criança tivesse escutado adultos falando sobre alguma situação, mas ninguém tivesse se dado o trabalho de explicar para ela o que está acontecendo, mesmo que ela tenha perguntado sobre.

 As entrevistas que Johnny realiza com crianças e adolescentes são uma verdadeira “trilha sonora” do filme. Ao mesmo tempo elas também indicam uma temática, ao mostrar as opiniões e preocupações da próxima geração, indicando o quanto o filme quer mostrar o mundo aos olhos das crianças.

Woody Norman rouba inteiramente a cena, o filme é todo dele. Por mais que ele contracene com o excelente ator Joaquin Phoenix, ele consegue ser a melhor coisa do longa. Além de seu grande carisma, o personagem dele é uma criança inteligente, que faz perguntas excêntricas e engraçadas, e vê o mundo de um jeito único. A espontaneidade da atuação do ator faz com que ele se já o centro completo do filme, mesmo com seu parceiro de cena sendo um vencedor do Oscar de Melhor Ator.

A excelente fotografia e a estética em preto e branco trazem um ar muito diferente para a obra. Além da beleza, parece que talvez tudo seja uma mera lembrança dos momentos passados entre tio e sobrinho e do laço que eles criam.

Sempre em Frente é um filme muito sensível sobre duas pessoas diferentes, que vivem em mundos diferentes e que precisam se adaptar a presença um do outro. O relacionamento que é construído entre os dois mudam suas vidas e o modo como enxergam o resto do mundo. Amar o filme e a amizade entre Johnny e Jesse é muito fácil.