Se você gosta de dramas de suspense, ação e reviravolta, The Devil Judge é a série perfeita para você. Lançada em julho deste ano, a história se passa em uma Coreia distópica: desigualdade social, pobreza e alta concentração de riqueza na elite.
Até que surge Kang Yo Han (Ji Sung), um juiz com passado misterioso que decide transformar o tribunal numa espécie de reality show, com participação ao vivo da população da Coreia.
A partir daí começamos a acompanhar a história de outros personagens como a de Jung Sun Ah (Kim Min Jung), Kim Ga On (Park Jin Young, do grupo GOT7) e Yoon Soo Hyun (Park Gyu Young).
Kim Ga On, um jovem juiz, precisa conseguir informações sobre Yo Han enquanto trabalha com ele no tribunal. Junto com a sua melhor amiga, Soo Hyun, ele começa a investigar o juiz-chefe.
Monstro? Criminoso? Quem é o verdadeiro Kang Yo Han?
Muitas perguntas são respondidas ao longo dos dezesseis episódios, depois de muito suspense. Você fica na dúvida se ele é o herói da nação ou um completo manipulador. E essa é uma das partes magníficas da série.
O roteiro do drama é bem amarrado e aos poucos é possível entender a história dos personagens e suas razões. A série se mantém fiel ao enredo principal, sem se perder na história e, apesar de ser um drama com muito mistério, não é uma história enrolada ou entediante.
Sociedade
Mesmo sabendo que é um cenário distópico, nós brasileiros conseguimos nos identificar com diversas pautas abordadas pela série. Crítica ao sistema judiciário, corrupção e desastres ambientais. Um país quebrado economicamente e socialmente, onde aqueles que estão no poder só querem enriquecer. A qualquer custo.
Diversos questionamentos ficam em mente enquanto assistimos ao drama. Como, por exemplo, o que é certo e errado? Quem é que define isso?
O drama mostra a dualidade dos seres humanos. É possível ver os personagens lidarem com ganância, vingança, ódio, culpa e luto. Se depara com a parte “feia” das pessoas, aquela que ninguém conhece.
A desumanização das pessoas pobres é um tópico que também vale a pena ser comentado. Alguém abandonado pela sociedade pode fazer de tudo para sobreviver.
Com uma economia aos pedaços, sem suporte governamental e políticas públicas, quais são as chances dela sair da miséria? Tudo isso é um retrato da sociedade atual, de forma nua e crua. Aquela em que o pobre fica cada vez mais pobre, e os ricos, bom, vocês sabem.
Quero finalizar esse texto convidando você para conversar sobre a série comigo. Se você já assistiu, qual foi a sua visão do drama? Vamos conversar nos comentários do post, quero te ouvir!
Ficha Técnica
Nome: The Devil Judge.
Juiz Diabo, em tradução livre.
Direção: Choi Jung Kyu
Roteiro: Moon Yoo Seok*
Emissora: tvN
Idioma: Coreano
País: Coreia do Sul
Onde assistir: Rakuten Viki e Fansub
*Curiosidade: o roteirista da série é um ex-juiz. Atualmente trabalha como escritor e roteirista.