A animação Spirit: O Indomável acaba de chegar nos cinemas com carisma e uma docilidade que vai agradar muito o público infantil. O novo filme da franquia é bem diferente do primeiro filme, lançado em 2002, que fez considerável sucesso e ficou marcado na infância de muita gente pela amizade entre o cavalo e o jovem Little Creek. Essa nova história é baseada na série de animação Spirit – Cavalgando Livre, da Netflix, que possui 8 temporadas.
O enredo acompanha Lucky Prescott que se muda com sua tia Cora para a cidade de Miradero, onde seu pai Jim mora. A garota logo se vê envolvida com as memórias que os moradores da cidade têm de sua mãe, que morreu em um acidente andando a cavalo, e faz amizade com duas garotas da idade dela, Pru e Abigail. Lucky também se encanta por um cavalo selvagem, no qual batiza de Spirit, que acaba de ser capturado por um grupo de bandidos.
O elenco original de dublagem do filme conta com Isabella Merced, Jake Gyllenhaal, Julianne Moore, Marsai Martin, Mckenna Grace, Walton Goggins e Eiza González.

A questão estética da animação deixa um pouco a desejar, principalmente se tratando do 3D. Não tem a mesma qualidade da série, que é bem pior, mas não atinge os mesmos níveis das outras animações lançadas recentemente por outros estúdios.
Um dos elementos mais interessantes do filme é a presença da cultura latina. Seja na profissão da mãe de Lucky, nas roupas que ela usa, nas ruas da cidade, está presente em todo lugar. É agradável ver a protagonista se reunindo com a própria cultura, na qual ela não tinha mais contato.
As aventuras de Lucky, suas amigas e Spirit são principalmente recheadas de valores como amizade, lealdade e companheirismo. Mas o filme não agrada os fãs antigos de Spirit, talvez conquiste fãs mais novos e reconta, de forma um pouco diferente, um capítulo da série.