O filme brasileiro Ainda Estou Aqui marcou presença no Oscar 2025 com indicações em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. Protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, o longa emocionou o público e recebeu reconhecimento mundial por sua narrativa impactante e relevante.

Fernanda Torres, indicada por sua atuação como Eunice Paiva, gravou um vídeo para agradecer ao diretor Walter Salles, à equipe de produção e à sua família. Ela também exaltou a mulher que inspirou sua personagem, destacando a importância de Eunice Paiva.

“Acima de tudo, eu quero agradecer e homenagear essa mulher extraordinária chamada Eunice Paiva, que está por trás disso tudo, é a geradora disso tudo, e ao Marcelo Paiva, que escreveu esse livro extraordinário que nos possibilitou fazer esse filme.”

A atriz classificou as indicações como um marco histórico, relembrando a nomeação de sua mãe, Fernanda Montenegro, por Central do Brasil em 1999, também dirigido por Walter Salles.

“Eu jamais vou esquecer, é uma coisa histórica, emocionante para mim, por minha mãe ter estado nesse lugar 25 anos atrás pelas mãos do Walter. E também pelo que isso significa para o cinema brasileiro, para a cultura brasileira. Um filme falado em português.”

Completando, Fernanda declarou:

“Queria dizer que eu amo o Brasil, estou muito orgulhosa de uma história brasileira fazer sentido no mundo e nos trazer essa alegria.”

Selton Mello, que vive Rubens Paiva, destacou o impacto cultural do longa:

“Fizemos um filme. Ele nasceu vitorioso por motivos variados: por lembrar o que não pode ser esquecido, por encher as salas de cinema de novo, por levar nossa sensibilidade para o mundo e por restaurar o amor pelo cinema brasileiro.”

Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o longa retrata a luta de Eunice Paiva durante os anos mais sombrios da ditadura militar no Brasil. A obra exalta a memória, a resiliência e o poder do cinema nacional.

Esta é a primeira vez que um filme brasileiro entra na categoria principal do Oscar, e a última indicação do país a Melhor Filme Internacional foi há 26 anos, com Central do Brasil.

Oscar 2025: filmes e artistas brasileiros que já foram indicados ao prêmio

A cerimônia do Oscar 2025 será no dia 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles. Seguimos na torcida pelo Brasil!

Se você ainda não viu Ainda Estou Aqui, está perdendo uma experiência cinematográfica imperdível. O filme, dirigido por Walter Salles, é um retrato emocionante da história brasileira e conta com atuações inesquecíveis de Fernanda Torres e Selton Mello. Se você gosta de histórias emocionantes que tocam o coração e fazem refletir, este é o filme que você precisa assistir.

E para você já sentir um gostinho dessa obra-prima, assista ao trailer no link abaixo: