Ted Sarandos, CEO da Netflix, revelou os desafios enfrentados durante a colaboração da plataforma com a Marvel Television, que gerou algumas das produções de sucesso, como Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Os Defensores. Embora tenha sido uma boa parceria para a Netflix, Sarandos revelou em entrevista à Variety as dificuldades que surgiram devido à abordagem da Marvel em relação aos custos.
O executivo da gigante do streaming detalhou como as negociações intensas e os objetivos desalinhados entre as duas partes geraram atritos ao longo dos anos.
“Negociações intensas”
Sarandos explicou que, na época, a Marvel Television operava de forma independente dentro da Disney e sua abordagem era mais econômica. “Em nossos seriados, estávamos lidando com o antigo regime de televisão da Marvel, que operava independentemente na Disney. E eles eram econômicos. E toda vez que queríamos tornar os programas maiores ou melhores, tínhamos que bater neles”, disse ele.

O CEO ressaltou que os objetivos da Marvel e da Netflix estavam desalinhados: “Nossos incentivos não estavam bem alinhados. Queríamos fazer uma ótima série de televisão; eles queriam ganhar dinheiro. Eu achava que poderíamos ganhar dinheiro com uma ótima série de televisão”, continuou o executivo.
A lição aprendida com a parceria
O executivo também comentou sobre a lição que tirou dessa experiência com a Marvel. “Você quer trabalhar com pessoas cujos incentivos estejam alinhados com os seus. Quando as pessoas estão produzindo para você, elas estão tentando fazer o trabalho mais barato possível. Meu incentivo é fazer o melhor possível. Essa é uma lição que levo para sempre”, explicou.
Sarandos também observou que, enquanto a Marvel se concentrava em cortar custos, a Netflix procurava aumentar a qualidade. “Como produtores, o que a Marvel não gastou, eles guardam. Então, toda vez que queríamos adicionar algo à série para melhorá-la, era uma briga de socos”, comentou, refletindo sobre o processo de negociação.
O fim da colaboração com a Marvel Television
A parceria entre a Netflix e a Marvel Television começou em 2013, com um acordo que incluía cinco séries individuais e uma temporada conjunta, Os Defensores. Contudo, a chegada do Disney+ e a mudança estratégica da Marvel, que passou a concentrar suas produções televisivas internamente, levou ao término da colaboração em 2019.
Atualmente, a Marvel Studios é responsável pela produção de suas séries diretamente para o Disney+, com títulos como Demolidor: Renascido, onde Charlie Cox e Vincent D’Onofrio retornam aos papéis de Matt Murdock e Wilson Fisk.
A relação entre a Netflix e a Marvel Television deixa um legado significativo na indústria das séries, mostrando que até as parcerias mais promissoras podem ser impactadas por diferenças de visão e estratégias.
Siga o Séries em Cena no Instagram e não perca nenhuma novidade sobre filmes!