O consumo de séries e vídeos sob demanda segue em alta no Brasil, mas o ranking de audiência entre os streamings revelou uma surpresa: a Netflix perdeu espaço para o YouTube no mês de março. Segundo dados da Kantar IBOPE Media, o YouTube liderou o consumo de vídeo online, com 12,5% da audiência total, enquanto a Netflix ficou com 4,2%.
Apesar de continuar como o maior serviço por assinatura, a Netflix agora vê a concorrência se intensificar — e não apenas de plataformas estrangeiras. O Globoplay, por exemplo, conquistou 1,7% da audiência, impulsionado por seu catálogo nacional e séries originais, além da nova edição do BBB. O Prime Video aparece logo atrás, com 1,0%, seguido por Disney+ e Max, empatadas com 0,4% cada. Já as demais plataformas de vídeo online somaram 0,8%.

Mesmo com o avanço dos streamings, a TV linear ainda domina o cenário, representando 78,9% do share de audiência. Dentro desse grupo, a TV aberta responde por 70,0%, enquanto a TV por assinatura representa 9,0%.
No entanto, o crescimento do consumo digital é evidente. A facilidade de assistir quando e onde quiser, somada à diversidade de títulos disponíveis, especialmente de séries, tem aproximado o público de plataformas sob demanda. Além disso, a pesquisa, realizada com base no Cross Platform View em 15 regiões metropolitanas, reforça que essa mudança de hábito é gradual, mas constante.
Diante disso, fica claro que os serviços de streaming precisam se reinventar constantemente para manter a atenção dos usuários, trazendo novidades a todos momento. Produções como Stranger Things, Wandinha, Os Outros, Reacher, Justiça 2, Beleza Fatal e mais recentemente a série Adolescência, tem chamado a atenção do público, mas não o suficiente para disputar a liderança com a TV aberta.
Você já está seguindo o Séries em Cena no Instagram? Sendo assim, você aproveite para ficar por dentro de tudo sobre os principais assuntos sobre doramas, séries e filmes!