A coletiva de imprensa da série El Turco, produção exclusiva do Globoplay, foi realizada no Kinoplex, no Leblon, Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de Can Yaman, ator principal da série, que compartilhou detalhes sobre a produção e a influência das novelas brasileiras.
Ao chegar, o ator posou para fotos e concedeu entrevistas antes de seguir para a coletiva. Durante o evento, que o Séries em Cena participou, ele falou sobre sua trajetória e como se tornou um ator turco internacional – que, segundo ele, jamais poderia ter imaginado.
O produtor da série revelou que a equipe se inspirou nas produções brasileiras, já que o país tem um histórico de novelas de alta qualidade que fazem sucesso mundialmente. Como exemplo, ele citou Avenida Brasil, que ganhou uma adaptação na Turquia e já está no ar há seis meses. A novidade animou o público presente, pois foi sugerido que essa versão poderá ser exibida em breve no Globoplay.
Troca cultural entre Brasil e Turquia
Sobre Mr. Wrong, série protagonizada pelo ator, ele comentou que, se estivesse em outra plataforma, poderia ter durado até cinco temporadas. Em tom descontraído, questionou: “Talvez o Brasil queira fazer um remake?”. O evento também, sobre tudo, reforçou a crescente troca cultural entre Brasil e Turquia, especialmente no mercado de novelas e séries, fortalecendo a presença no streaming brasileiro.

A série El Turco e seus personagens principais
El Turco é uma série inspirada na lenda italiana “La Turchia”, que se passa no século XVII durante o Império Otomano. A trama segue Hasan Balaban (Can Yaman), um soldado otomano ferido na Batalha de Viena de 1683, que busca refúgio na vila italiana de Moena. Dessa forma, ele lidera os moradores em uma revolta contra a opressão dos senhores feudais e vive um romance com a misteriosa Glória (interpretada por Greta Ferro).
A primeira temporada da série conta com seis episódios, no entanto, todos já disponíveis no Globoplay. Além de Can Yaman e Greta Ferro, o elenco conta com Will Kemp como Marco Benedetti di Vicenza e Madalena Aragão como Elda. A direção de Uluç Bayraktar e roteiro de Kerem Deren e Çişil Hazal Tenim.
A produção mistura ação, romance e drama em um contexto histórico, refletindo a crescente troca cultural entre o Brasil e a Turquia no mercado de séries.
Siga o Séries em Cena no Instagram e não perca nenhuma novidade sobre a série!
Por Lucas dos Reis, repórter do Séries em Cena.