A última temporada de Cobra Kai chegou à Netflix, e com isso a jornada dos personagens chegou ao fim. Mas você sabia que parte da inspiração para a série veio de um lugar inusitado? How I Met Your Mother, uma das sitcoms mais queridas dos anos 2000, teve um papel importante nessa história.

Quando Cobra Kai estreou em 2018, muita gente se surpreendeu com a proposta ousada: transformar Johnny Lawrence, o “valentão” de Karatê Kid (1984), no verdadeiro protagonista da história. Durante as nove temporadas de HIMYM, Barney Stinson (Neil Patrick Harris) defendeu uma teoria bem polêmica: Daniel LaRusso (Ralph Macchio) nunca foi o verdadeiro herói de Karatê Kid — na verdade, era o vilão.

William Zabka em How I Met Your Mother (foto: Reprodução/Disney)

Para Barney, Johnny Lawrence (William Zabka) foi um jovem injustiçado, que viu sua vida desmoronar com a chegada de Daniel. Na visão dele, Johnny estava apenas tentando manter o equilíbrio de sua vida, mas acabou sendo humilhado no torneio de caratê. Essa ideia já existia, mas foi How I Met Your Mother que ajudou a popularizá-la.

Os fãs adoraram essa versão da história e começaram a espalhá-la pela internet. O impacto foi tão grande que os criadores de Cobra Kai, Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg e Josh Heald, enxergaram uma oportunidade perfeita para expandir o universo de Karatê Kid sob uma nova perspectiva.

O próprio William Zabka, que fez participações especiais em HIMYM interpretando uma versão fictícia de si mesmo, já comentou que a série ajudou a reacender o interesse por Johnny Lawrence. Ele até brincou que Barney Stinson “foi um dos primeiros alunos” do Cobra Kai, já que o personagem sempre exaltava os valores da escola de caratê de John Kreese (Martin Kove).

William Zabka em How I Met Your Mother (foto: Reprodução/Disney)

Com esse pano de fundo, Cobra Kai surgiu como uma continuação natural dessa discussão, colocando Johnny como um homem fracassado tentando se reerguer ao reabrir o dojo Cobra Kai. A série não apenas trouxe novos personagens e desafios, mas também aprofundou a complexidade dos protagonistas, mostrando que tanto Johnny quanto Daniel tinham seus próprios erros e acertos.

No fim das contas, How I Met Your Mother pode não ter criado Cobra Kai, mas com certeza pavimentou o caminho para que a série existisse. E, sejamos sinceros, Barney Stinson provavelmente está se sentindo muito orgulhoso disso.