Criada em meados de 2015, a Ponto Ação Produções, produtora carioca de audiovisual independente, vem sendo a responsável por webseries de alcance internacional e conquistando milhões de visualizações nas produções. Um dos maiores sucessos é a websérie “A Melhor Amiga da Noiva” e, além de fomentar a produção audiovisual independente, a produtora tem como objetivo a criação de histórias que envolvam temas de interesse e representativos, como por exemplo temática LGBTQIA+ e agora, na continuação da trama, a abordagem da prevenção do câncer de mama.
Protagonizada pelas atrizes Priscilla Pugliese (Fernanda) e Natalie Smith (Juliana), “A Melhor Amiga da Noiva” está no ar em sua segunda parte da 4ª temporada. Os flashes, o possível acidente, as aparências de sangue em outros personagens… Tudo é finalmente revelado no decorrer desta nova parte da 4ª temporada, assim como também a situação da personagem Juliana, que revela estar doente.
Além dos mistérios e suspenses, a trama traz uma temática importante a ser abordada: a prevenção do câncer de mama. A descoberta de Juliana reaproxima as personagens das atrizes e Fernanda demonstra apoio à ex-mulher. “A Fernanda sempre cuidou muito da Juliana. Agora não seria diferente. A Ju está passando por uma situação extremamente difícil e precisa de cuidados e apoio. O que elas estão vivendo é intenso e não é um processo simples”, afirma Priscilla Pugliese.
O audiovisual precisa levar, além do entretenimento, a informação. O câncer de mama é a doença que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a média é de mais de 66 mil casos de 2020 até 2022. Com isso, a abordagem do assunto contribui para que as pessoas lembrem da importância do diagnóstico precoce, que possui mais chances de cura.
“Falar sobre a prevenção do câncer de mama em ‘A Melhor Amiga da Noiva’ é super importante. A gente sempre buscou tratar assuntos necessários e problemáticas sociais com o objetivo de levar informação e conscientização. Trazer esse assunto para a série faz com que a gente contribua para que as pessoas se importem em fazer exames e cuidar de forma precoce a fim de evitar que ele evolua”, completa Priscilla.