Conforme o clima natalino vem se aproximando, estamos acostumados à tradição de filmes ambientados no Natal com lançamentos acentuados pela era do streaming.
Atualmente, gigantes da indústria audiovisual sob demanda já organizam grade de lançamentos para o período do Natal. Mesmo que ainda com grande visão heteronormativa, histórias LGBTQ+ estão tentando abrir caminho para mostrar que também são válidas de momentos fofos, clichês e emocionantes.
Diante disso, organizamos uma lista com indicações para quem busca filmes temáticos natalinos com protagonismo LGBTQ+, que ainda de forma tímida e com poucos lançamentos, vem conquistando os espectadores. Então separe o lenço e boa maratona!
*Verifique a classificação indicativa. Nem todos filmes da lista estão disponíveis em streaming no Brasil.
Dashing in December (2020)
Sinopse:
Quando Wyatt Burwall (Peter Porte) finalmente retorna para casa de sua família, para as férias, em um esforço para convencer sua mãe Deb (Andie MacDowell) a vender o rancho da família, no Colorado, um romance inesperadamente se inicia entre Wyatt e o novo funcionário do rancho, Heath Ramos (Juan Pablo Di Pace), que sonha em salvar a amada propriedade e a magia que o rancho proporciona enquanto desperta o espírito do Natal no coração solitário de Wyatt.
Alguém Avisa? (2020)
Sinopse:
Conhecer a família da sua namorada pode ser difícil. Planejar pedir a mão dela em casamento durante o jantar anual de Natal da família – até você descobrir que eles nem sabem que ela é lésbica – é mais difícil ainda. Quando Abby (Kristen Stewart) descobre que Harper (Mackenzie Davis) vem escondendo o relacionamento das duas de sua família, ela começa a questionar a namorada que pensava conhecer. ALGUÉM AVISA? é uma comédia romântica natalina que capta com muito humor a montanha-russa de emoções envolvidas em desejar a aceitação da sua família, ser verdadeira consigo mesma e tentar não estragar o Natal.
‘Alguém avisa?’ está disponível na HBO Max.
The Christmas Setup (2020)
Sinopse:
Durante as festas de Natal, o advogado Hugo Spencer (Ben Lewis) viaja de Nova York para casa de sua mãe Kate (Fran Drescher), em Milwaukee, com a melhor amiga Madelyn McKay (Ellen Wong). Kate faz uma lista de atividades de Natal para ele e seu irmão Aiden (que retorna no fim da semana). Enquanto realiza as tarefas natalinas, Hugo encontra Patrick Ryan (Blake Lee), um ex-colega de escola e sua paixão secreta, que voltou recentemente após uma temporada de sucesso no Vale do Silício. Para o constrangimento de Hugo, Kate tenta aproximá-lo de Patrick. Enquanto isso, Hugo descobre que a antiga estação ferroviária do bairro, centro das festividades natalinas, será demolida e corre para salvá-la. O chefe de Hugo lhe telefona e dá a promoção que ele esperava, com a condição de que ele se mude para Londres para abrir um novo escritório, ele deve decidir o que é mais importante para ele.
Um Crush para o Natal (2021)
Sinopse:
Peter (Michael Urie) sempre esteve solteiro e ouviu diversas piadas de sua família sobre sua situação amorosa deprimente. Para evitar julgamentos nos feriados de Natal, ele decide convidar um amigo para uma proposta inusitada. Então, Peter e Nick (Philemon Chambers) começam a fingir que estão em um relacionamento sério, porém acaba não funcionando. Só que os planos e os sentimentos mudam quando a família dele tenta bancar o cupido.
‘Um Crush para o Natal’ está disponível na Netflix.
Season of Love (2019)
Sinopse:
Uma comédia romântica de Natal que acompanha a vida de três casais muito diferentes enquanto lidam com suas vidas amorosas em várias histórias vagamente inter-relacionadas, todas ambientadas desde antes do Natal até o Ano Novo.
Bônus: na sequência apresentamos filmes em que casais LGBTQ+ estão inseridas na trama natalina, não necessariamente ocupando protagonismo.
The Christmas House (2020)
Sinopse:
Bill (Treat Williams) e Phylis (Sharon Lawrence) convidam seus dois filhos adultos, Mike (Robert Buckley) e Brandon (Jonathan Bennett) para ficarem com eles nas duas semanas que antecedem o Natal, para revisitar uma antiga tradição familiar. Eles vão transformar a casa da família na “casa de Natal”, com toda a casa, por dentro e por fora, amplamente decorada para o Natal. Mike é um ator que estrela uma série de televisão. Brandon é um padeiro, casado com Jake (Brad Harder), que também vem visitar. Enquanto isso, a amiga de colégio de Mike e ex-vizinha Andi (Ana Ayora) mudou-se de volta para a cidade com seu filho Noah (Mattia Castrillo) após o divórcio. Cada um dos membros da família tem problemas com os quais estão lidando, sobre os quais, inicialmente, eles não conversam. Bill e Phylis decidiram vender a casa da família. O programa de TV de Mike não foi renovado pela rede. Brandon e Jake querem adotar uma criança, mas seus esforços não tiveram sucesso. Apesar desses problemas, os membros da família trabalham juntos para reviver sua antiga tradição de férias.
Deixe a neve cair (2019)
Sinopse:
Um forte nevasca atinge a cidade de Gracetown na véspera de Natal e a transforma em um inesperado refúgio romântico. Um trem retido no meio do nada, uma corrida com os amigos no frio congelante e lidar com a tristeza da perda do namorado ideal. Três histórias de amor distintas que se conectam entre si.
‘Deixe a Neve Cair’ está disponível na Netflix.
Sabemos que quando se fala de diversidade ainda vivemos uma cultura cinematográfica acessível pouco inclusiva. Torcemos para que nos próximos anos possamos trazer novas listas com ainda mais filmes e cada vez mais representativos.
Dos apresentados na lista, você já assistiu algum? Ou faltou alguma indicação ótima? Esperamos seu comentário.
Confira também lista de filmes LGBTQ+ marcantes para maratonar e 10 séries com muita representatividade LGBT.