Hoje, 25/08, celebra-se o Dia do Soldado, pelos soldados das Forças Armadas Brasileira. A comemoração teve origem em 1923, no dia 25 de agosto, passou a ser comemorado o Dia do Soldado em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, e que se tornou o patrono do Exército Brasileiro.
Nessa data especial separamos 5 filmes baseados em histórias reais de soldados.
O Resgate do Soldado Ryan (1998)
Filme de guerra baseado numa história verídica desenrolada durante a Segunda Guerra Mundial. Um dos grandes filmes de guerra em todo o mundo, ele traz o ator Tom Hanks comandando uma equipe de resgate para salvar o Soldado Ryan, o único sobrevivente de 4 irmãos militares, interpretado por Matt Damon. O filme foi dirigido por Steven Spielberg, o filme levou 5 Oscar, entre eles o de Melhor Direção.

1917 (2019)
O filme que foi ganhador do Globo de Ouro não é uma história verdadeira, porém, 1917 se baseia em fatos reais que aconteceram durante a Primeira Guerra Mundial. A história se passa durante a Primeira Guerra Mundial, onde dois soldados possuem a missão de entregar uma mensagem que salvará a vida de mais de 1.600 homens. A mensagem é parar um ataque programado aos alemães, que aparentemente se retiraram, porque isso leva a uma armadilha.
A história é baseada em um “fragmento” que o avô de Sam Mendes, diretor do filme, havia lhe contado.

Até o Último Homem (2016)
A história de Desmond T. Doss, sem dúvida alguma merecia um filme, o soldado americano que detestava a violência e se recusa a tocar em armas, devido a sua religião. Pode parecer inimaginável, entretanto a coragem dele salvou diversas vidas na Batalha de Okinawa, rendeu condecoração e deu origem ao filme Até o Último Homem.
No filme o ator Andrew Garfield interpreta Desmond T. Doss, um soldado e médico do exército americano membro da Igreja Adventista do Sétimo dia. O filme teve a direção do astro Mel Gibson.

Dunkirk (2017)
O filme surgiu inspirado nos eventos da Operação Dínamo, que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial, onde centenas de milhares de soldados aliados foram evacuados da cidade de Dunquerque para a Inglaterra através do Canal da Mancha, em uma das estratégias de guerra mais famosas da história. O filme tem direção e roteiro de Christopher Nolan

Sniper Americano (2015)
O longa conta a história real de Chris Kyle, atirador de elite das forças especiais da marinha americana, que foi contada no livro “American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Militar History”. Durante cerca de dez anos ele matou mais de 150 pessoas, tendo recebido diversas condecorações por sua atuação na Guerra do Iraque.
As críticas sobre a obra foram positivas, o filme de Clint Eastwood sobre o mais letal atirador da história da marinha americana traz Bradley Cooper no papel principal e mostra a dura batalha no Iraque pelos olhos de Hollywood.

Bônus – Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
A trama é ambientada durante o período da Segunda Guerra Mundial, contando a história do jovem Steve Rogers, um homem frágil e magro do Brooklyn que tenta alista-se no exército para incorporar as forças aliadas na guerra. No entanto, por conta de sua saúde frágil, é rejeitado.
É então que aparece o Dr. Erskine, que oferece a Rogers a oportunidade de participar de um projeto experimental para criar um “super-soldado”. Com a ajuda de um soro especial e de irradiações dos raios “Vita” durante o experimento, Rogers se transforma no super-soldado Capitão América para ajudar durante a guerra. Ele tem a missão de deter o Caveira Vermelha, um auxiliar de armas de Adolf Hitler e líder da Hidra, uma misteriosa organização que pretende usar um dispositivo chamado Tesseract como fonte de energia para dominar o mundo.
