A programação inclui debates, exibições de filmes, reuniões one-to-one e encontros com diferentes players do mercado e está ainda mais internacional nesta edição.

O Encontro de Ideias Audiovisuais acontece entre os dias 24 e 26 de outubro, na Cinemateca Brasileira e está estruturado em três pilares: MercadoFórum e Da Palavra à Imagem. A programação completa pode ser conferida no site da Mostra.

Este ano, serão promovidos encontros individuais de meia hora com mentores nacionais e estrangeiros. As inscrições podem ser feitas aqui.

Na abertura do Mercado, a MUBI traz a mesa “A História da MUBI”, com seu fundador e CEO, Efe Cakarel, seguida pela mesa “Reposicionamento e Lançamento de Chamada Pública para Conteúdo Original”, sobre o trabalho da EBC para reposicionar a TV Brasil nos últimos dois anos.

Quanta promove uma mesa sobre tecnologia e produção virtual, a Conspiração traz um painel sobre os desafios dos documentários biográficos e a Universal Pictures debate o filme que ganhou a Palma de Ouro em Cannes, “Anora”, de Sean Baker. A Netflix fala sobre sua força em promover novos filmes no Brasil e sobre os bastidores de um de seus projetos mais audaciosos, com a história do piloto Ayrton Senna. A APRO usa o case de lançamento do longa-metragem “Auto da Compadecida 2” para explorar a convergência e os desafios entre marcas e entretenimento.

HBO e a MIRA FILMES trazem a mesa “Viva o Cinema: O Papel da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo na Resistência Cultural e Política”, sobre a série de 4 episódios feita sobre a Mostra de São Paulo.

A plataforma Aquarius promove uma aula de ioga para os participantes do Encontro e exibe o documentário “Amor Radical”, antecedido por uma conversa com o ativista indiano Satish Kumar e o diretor do filme Julio Hey.

ANDAI apresenta uma pesquisa inédita com seus associados sobre diversidade e impacto do audiovisual independente. E a Spcine apresenta os resultados preliminares do Mapeamento Audiovisual Indígena, que tem o objetivo de direcionar políticas públicas para os indígenas de São Paulo. Já a +Mulheres aborda as políticas públicas antiassédio em vigor na França, Coreia do Sul, Índia e Brasil com representantes de todos esses países.

Formas de apoiar o desenvolvimento também serão tema de discussão de duas mesas promovidas pelo Projeto Paradiso Hubert Bals Fund. Uma com representantes de entidades nacionais e internacionais que financiam o audiovisual, e outra com a visão dos produtores, diretores e distribuidores sobre os efeitos do investimento na etapa do desenvolvimento. Na mesma linha, a Spcine traz “Circuito Spcine: Acesso e Políticas Sociais”, sobre seu papel na difusão cultural e o JIIFF (Festival Internacional de Cinema José Ignacio) apresenta seu novo fundo cinematográfico para produções ibero-americanas. A Petrobrás aborda a retomada dos investimentos da empresa em cultura, pautados por duas dimensões transversais: diversidade e economia criativa.

O “Encontro Aberto da Rede Nacional de Film Commissions” debate a relevância da instituição para o fortalecimento do setor audiovisual no Brasil, comparticipação de representantes de João Pessoa, Pantanal, Suzano, Belo Horizonte, São Paulo, Santa Cruz, Rio de Janeiro, Maricá, Curitiba, Salvador, Santos e Porto Alegre, entre outras.

Representantes do Rio Grande do Sul trazem um “Espaço de Fala Institucional sobre a Retomada do Audiovisual“, no estado que foi muito afetado pelas chuvas no começo do ano. A Spcine e a Proimágenes falam da relação Brasil-Colômbia no audiovisual e o Canal Brasil aborda os desafios da divulgação do audiovisual brasileiro.

O Fórum promove uma mesa sobre produção infantil, “O Cinema e as Infâncias: a Base de Formação de Público”, com exemplos de políticas públicas internacionais e iniciativas brasileiras para produção para o público infanto-juvenil.

Mais um tema importante que será debatido é a distribuição dos filmes pós pandemia, quando houve um salto das plataformas digitais, na mesa “Distribuição Pós Streaming: Novos Paradigmas”. Elas também são foco de outro painel: “Produtoras e Plataformas: Uma Relação Muito Delicada”.

Índia, que é foco da Mostra deste ano, também será tema do painel “O cinema na Índia: Uma Indústria Autossustentável”.

A atividade Da Palavra à Imagem debate o impacto da literatura na vida de mulheres encarceradas a partir do documentário “Liberta!”, que será exibido antes do painel: “Reimaginando Futuros: A Transformação pela Literatura no Sistema Prisional”. Também haverá um pitching de livros em que as editoras apresentam, em apenas 8 minutos, suas publicações com potencial de adaptação audiovisual. Também está programada uma Masterclass sobre o tema.

Todas as atividades do IV Encontro de Ideias Audiovisuais são gratuitas e abertas ao público. Este ano, a participação do público será por meio de credenciamento, através do formulário:  INSCRIÇÃO PARTICIPANTE – IV ENCONTRO DE IDEIAS AUDIOVISUAIS.  Com a credencial é possível circular em todas as nossas atrações. Mas é importante lembrar que as mesas estão sujeitas à lotação e é preciso retirar senha uma hora antes para garantir o lugar.

Venha de Metrô! O Encontro irá disponibilizar transfer gratuito do metrô Vila Mariana para a Cinemateca durante todos os dias do evento. Mais informações nas redes sociais do Encontro.

A programação acontecerá nas salas de cinema Oscarito e Grande Otelo e em seus respectivos foyers, no Espaço Petrobras na 48ª Mostra, exclusivamente montado para a Mostra, e no Jardim da Cinemateca Brasileira. Haverá um estande da livraria da Travessa com títulos relacionados a cinema e uma praça de alimentação para atender os participantes com food trucks variados.

Criado por Renata de Almeida e coordenado por Cris Guzzi, o IV Encontro conta ainda com a coordenação de Ana Paula Sousa, no Fórum, e de Denise Gomes, no Da Palavra à Imagem.

Resumo⬥  IV Encontro de Ideias Audiovisuais

●       3 dias – 24, 25 e 26 de outubro

●       3 eventos: III Mercado ⬥ VIII Fórum ⬥ VIII Da Palavra à Imagem

●       Mais de 60 convidados

●       5 espaços exclusivos na Cinemateca Brasileira

●       1 Praça de Alimentação com opções variadas

●       Mais de 30 empresas e entidades para networking

●       6 editoras

●       1 livraria

●       2 lançamentos de livros