Edukators, Betânia, No Céu da Pátria Nesse Instante, Oeste Outra Vez, Paris, Texas, Pequenas Coisas Como Estas e Retrato de um Certo Oriente participam da 48ª edição do evento que acontece entre os dias 17 e 30 de outubro.
Cillian Murphy em cena do filme Pequenas Coisas Como Estas | Divulgação: O2 Play
Pequenas Coisas Como Estas, novo longa-metragem estrelado por Cillian Murphy e dirigido por Tim Mielants, foi selecionado para a Perspectiva Internacional da Mostra. O filme abriu o Festival de Berlim 2024 e retrata um dos episódios mais sombrios da história da Irlanda, conhecido como as lavanderias (ou asilos) de Madalena, em que a sociedade se curvou aos dogmas e ao poder patriarcal da igreja.
As outras quatro produções distribuídas pela O2 Play foram selecionadas para a Mostra Brasil. Betânia – que também está no Festival do Rio, e premiado no 7º Festival Internacional de Cinema da Malásia – teve sua première mundial no 74º Festival de Berlim. Dirigido por Marcelo Botta, conta a história de Betânia, mulher de 64 anos, que tenta renascer após a morte do marido. Moradora numa área isolada dos Lençóis Maranhenses, ela decide se mudar para um povoado de 300 habitantes e passa a viver os confortos e desconfortos da vida com internet e energia elétrica.
O longa-metragem dirigido pelo brasileiro Marcelo Gomes, Retrato de um Certo Oriente, baseado no livro do escritor amazonense Milton Hatoum, explora a memória, a paixão e o preconceito que acompanham a saga de imigrantes libaneses na floresta amazônica brasileira. O filme foi exibido em Cannes 2024 e passou por festivais como Olhar de Cinema 2024 e Festival do Rio 2024.
Babu Santana e Ângelo Antônio em Oeste Outra Vez | Créditos: Divulgação
Oeste Outra Vez, vencedor de três Kikitos no 52º Festival de Cinema de Gramado, acompanha Totó e Durval, dois homens brutos que, após serem abandonados pela mesma mulher, se voltam violentamente um contra o outro. A narrativa aproveita os elementos de um western para tratar de temas como a solidão e homens incapazes de lidar com suas próprias fragilidades.
O novo documentário da diretora e cineasta Sandra Kogut, No Céu da Pátria Nesse Instante, também está na Mostra de São Paulo. O longa acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF no dia 8 de janeiro de 2023. É o registro de um momento na história do país em que a democracia esteve seriamente em jogo. Desde sua estreia, a obra já foi agraciada com dois prêmios no Festival de Brasília, incluindo o Prêmio do Júri e Melhor Montagem, e tem participado de diversos festivais internacionais, como o Festival Biarritz Amérique Latine, o 27º Festival de Málaga (Espanha) e o Dok.fest München (Alemanha).
Dean Stockwell e Harry Dean Stanton em Paris, Texas, de Wim Wenders
Dois, em versões 4k, fazem parte da categoria Filmes Restaurados. Em seu 20º aniversário, o celebrado The Edukators, de Hans Weingartner, conta a história de Jan e Peter, os Edukadores, rebeldes contemporâneos que expressam sua indignação de forma pacífica: eles invadem mansões, trocam móveis e objetos de lugar e espalham mensagens de protesto. Paris, Texas, clássico de Win Wenders que celebra 40 anos, desafiando concepções de gênero cinematográfico, explora com ousadia e refino estético uma história que une elementos de road movie, neo-western e drama. Ambos fazem parte da curadoria de clássicos restaurados da O2 Play.