Já faz um tempo em que a Netflix tem apostado em produções brasileiras. Primeiro, recebemos 3%, depois Samantha!, O Mecanismo, Coisa Mais Linda, Super Drags, O Escolhido e agora é a vez de Sintonia. Em parceria com Konrad Dantas, o Kond, criador da KondZilla, o maior canal de música do mundo e maior no Youtube Brasil com mais de 500 milhões de inscritos, a série chega ao streaming com uma proposta diferente de tudo o que já produziu: mostrar a periferia por alguém da periferia.
Não é a primeira vez que a Netflix se juntou a KondZilla! A primeira parceria aconteceu no ano passado, durante a CCXP 2018, quando a empresa convidou MC MM, artista da KondZilla Records para se apresentar em uma ativação no estande de La Casa de Papel uma das músicas hits do ano, a famosa “Só quer Vrau”, paródia da música “Bella Ciao”, para o público do evento cantar com o funkeiro. Quem esteve presente talvez não imaginaria que mais novidades poderiam estar por vir…
Produzida pelos Los Bragas (Samantha!), nasceu a produção de seis episódios que conta a história de três melhores amigos: Doni, Rita e Nando, moradores da favela do Jaguaré (São Paulo), que precisam lidar com diversos desafios para seguirem suas vidas e encontrarem os seus caminhos. Donizete, mais conhecido como Doni, é o protagonista. Interpretado pelo MC JottaPê, também MC na vida real (E contratado da Kondzilla!), Doni sonha em seguir sua carreira na música, explodir e ser reconhecido. Já Rita, interpretada pela carioca Bruna Mascarenhas, precisa lidar com seus erros e decidir qual caminho seguir na igreja evangélica, e Nando, interpretado por Christian Malheiros é um traficante que segue sua jornada dentro do crime organizado para manter sua esposa e filho pequeno.
O trio protagonista é carismático e com certeza ganhará o carinho da audiência, tanto Jottapê como Doni, quanto Bruna como Rita, mas o maior destaque de atuação fica para Christian Malheiros como Nando, que consegue passar o seu sentimento e agonia diante das responsabilidades que vão surgindo ao longo de seu caminho tendo que lidar com drogas, outros traficantes, chefes e claro: a polícia.
Além do trio, a série conta com um elenco interessante com Leilah Moreno como a MC Dondokah, Danielle Olímpio como Cacau, Julia Yamaguchi como Sheila, Fernanda Viacava e Vanderlei Bernadino como os pais do Doni e participações especiais de ninguém menos que MC Kekel e Dani Russo.
Como figurino, vemos o famoso boné de ‘aba reta‘, a camisa polo ‘chavosa‘ e o funk no som estourado do carro no último volume, mostrando um pouquinho da realidade das festas realizadas na favela. Mas, além das roupas, as gírias de vocabulário dos personagens também condiz com a realidade retratada. Durante a série você também vai ouvir muitas delas que com certeza ouviu ou já usou em uma conversa por aí. Contudo, mesmo estando no centro, o funk não é tema exclusivo da série. A religião e o crime organizado na periferia também não fica muito atrás na abordagem.
Trilha Sonora

Não tem como não falar sobre o retrato do funk na favela sem uma trilha sonora. As músicas do MC Doni cantadas e protagonizadas pelo MC JottaPê devem virar hits após o lançamento da série com refrões chiclete. A prévia já foi possível de acompanhar na festa de lançamento da série em um evento fechado em São Paulo. Confira o vídeo em nosso Instagram:
Sintonia aborda a industria do funk como um todo: Da descoberta do talento até a chegada em uma grande gravadora, e diferente da maioria, não é sobre o funk carioca. Na trama é possível acompanhar desde o sonho de Doni com sua música compartilhada apenas com amigos até a sua chegada a uma gravadora com os seus obstáculos para enfim conseguir o seu lugar ao sol. E claro, no caminho tendo que passar com problemas como plágios, parcerias, empresários, direitos autorais e até mesmo desconforto em grandes eventos e entrevistas para TV tendo que lidar muito com o seu ego para isso.
Diferente de tudo o que a Netflix já produziu, Sintonia não é sobre uma história de amor, mas sim de uma grande amizade. A trama pode não agradar muito os fãs de maratonas e o principal público do streaming, mas chega para conquistar novas pessoas e cativar jovens que possam se identificar dentro desta realidade, principalmente os ouvintes de funk e quem acabou de atingir a maioridade.
Mesmo com esse diferencial de produção, a série tem uma pegada bem parecida com Malhação e poderia muito bem ser vista na Rede Globo, mas mesmo assim tem qualidade e se enquadra na mesma ‘receita de bolo’ de outras produções de sucesso da plataforma que com certeza vai dar o que falar.

Ficha Técnica:
FORMATO: 6 episódios de 40 minutos
PRODUTORES: Rita Moraes, Felipe Braga, Alice Braga
CRIADORES: KondZilla, Guilherme Quintella, Felipe Braga
ROTEIRISTAS: Guilherme Quintella, Duda Almeida e Thays Berbe
ROTEIRISTA-CHEFE: Pedro Furtado
PRODUTOR EXECUTIVO CRIATIVO: Felipe Braga
PRODUTOR EXECUTIVO: Rita Moraes, Wellington Pingo e KondZilla
DIRETORES: Kondzilla e Johnny Araújo
ELENCO: Christian Malheiros, Mc Jottapê, Bruna Mascarenhas, Julia Yamaguchi, Danielle Olímpia, Leilah Moreno, Fernanda Viacava e Vanderlei Bernardino, entre outros.
PRODUZIDO POR: Losbragas para Netflix
FILMADO EM: São Paulo
Sintonia estreia na Netflix na próxima sexta-feira, dia 9 de agosto e seu primeiro episódio também será disponibilizado gratuitamente no canal KondZilla do Youtube até o dia 11 de agosto.