A atriz e influenciadora Júlia Gomes, de 23 anos, afirmou ter sofrido exclusão durante as gravações da novela Chiquititas (2013–2015), exibida pelo SBT. A declaração foi feita em entrevista ao podcast Hora do Date e repercutiu nas redes sociais, motivando respostas de outras atrizes que participaram da produção infantil. “Me excluíam do elenco. Hoje é uma coisa que não tô nem aí, mas na época era muito forte para mim, eu sofri muito”, disse Júlia durante o programa.

Após a repercussão do relato, a atriz publicou um vídeo nos Stories de seu perfil no Instagram, onde afirmou que sua fala refletia experiências pessoais vividas na infância. “Foi uma realidade que eu vivi, foi uma dor que eu realmente passei. Naquela época, éramos todos crianças, agíamos na impulsividade”, declarou. Júlia Gomes também destacou que reconhece diferentes percepções entre os colegas de elenco.

“Toda história sempre tem dois lados e eu entendo que cada pessoa tem a sua vivência sobre o que realmente aconteceu. Já somos adultos vivendo suas questões. Aprendi muito com essa experiência, sigo buscando evoluir sempre e é isso.”, completou. As falas de Júlia geraram reações de colegas que participaram da mesma versão da novela.

A atriz Gabriella Saraivah, que interpretou a personagem Tati, respondeu por meio de um vídeo publicado no TikTok. Ela rebateu a declaração e contestou a narrativa de exclusão. “Eu achei um pouco engraçado, dei até uma risadinha quando eu vi. Porque é fácil se fazer de coitada e não contar o que você fazia para não ser amada por todos. Infelizmente, tinham coisas que não dava para relevar.”

Em sua fala, Gabriella mencionou episódios específicos envolvendo comportamentos da colega. “Essa pessoa falou para uma outra integrante de Chiquititas: ‘De onde é a sua roupa?’. Aí a pessoa respondeu, e ela disse: ‘Nossa, que coisa de pobre. As minhas vêm tudo dos Estados Unidos’. E a menina chorou.”, relembra. A atriz também citou situações envolvendo interesses afetivos entre os colegas do elenco: “Ela deu em cima de crush de amiga nossa, participante de Chiquititas, sabendo que a pessoa era apaixonada pelo menino.”

Gabriella concluiu dizendo que os comportamentos de Júlia teriam motivado o distanciamento do grupo: “São certos comportamentos que não tem como criança fingir que gosta. Criança é a coisa mais sincera, né? Então, a criança não vai fingir amores. Claro que ninguém quer fazer com que ninguém se sinta excluído, mas também ninguém vai abraçar comportamentos maldosos.”

Outras integrantes também se manifestaram. Amanda Furtado, de 21 anos, compartilhou no X (antigo Twitter) um episódio de bastidor. “’Não encosta no meu celular porque se quebrar você não vai ter dinheiro para comprar outro’. Tive que ouvir isso com dez anos”, escreveu. A postagem foi apagada posteriormente. Já Lívia Inhudes, que interpretou a personagem Vivi na trama, fez uma reflexão sobre as dinâmicas do grupo:

“Quando tem uma situação e a maioria age da mesma forma, é porque alguma coisa está acontecendo, não acham? Quando alguém fala algo, eu acho que é preciso revisitar o passado e rever suas atitudes.”

A novela Chiquititas foi exibida entre 2013 e 2015 pelo SBT, com um elenco composto majoritariamente por crianças e adolescentes em início de carreira. Apesar do sucesso entre o público infantil, relatos recentes indicam que os bastidores da produção foram marcados por conflitos e experiências distintas entre os atores.

Você já está seguindo o Séries em Cena no Instagram? Aproveite para ficar por dentro de tudo sobre os principais assuntos do momento!

Estudante de jornalismo apaixonado por séries, sempre em busca da próxima maratona. Atualmente, estagiário no Séries em Cena, onde exploro o universo das produções e compartilho meu olhar crítico sobre o que está em alta no mundo das telinhas.