O mais novo filme da NetflixA Vizinha Perfeita, vem ganhando destaque no Top 10 global da plataforma e chocando os assinantes pela narrativa impactante. Lançado na última sexta (17), o filme é descrito como um dos documentários mais potentes do ano.

Dirigido por Geeta Gandbhir, a trama mostra o assassinato de Ajike “AJ” Owens, uma mulher negra e mãe de quatro filhos, morta pela vizinha Susan Lorincz após uma série de desentendimentos em uma pequena comunidade da Flórida.

Policiais com câmeras corporais aparecem em A Vizinha Perfeita, documentário que mostra o caso real de AJ Owens na Flórida
Imagens de câmeras corporais da polícia revelam os instantes após o crime (Foto: Reprodução/Netflix)

Uma história real contada apenas por imagens

O grande diferencial do documentário está em sua forma: não há entrevistas, narração ou reconstituições. Toda a narrativa é construída a partir de gravações de câmeras corporais da polícia, ligações para a emergência e registros de câmeras de segurança, em uma abordagem que lembra um thriller policial real. Essa cenário transforma o público em um “observador direto” do crime, sem filtros, o que aumenta o impacto emocional e a sensação de desconforto.

Entenda o caso real que inspirou o filme

O crime que inspirou A Vizinha Perfeita ocorreu em 2 de junho de 2023, em Ocala, Flórida. Susan Lorincz, uma mulher branca, atirou através da porta de sua casa contra AJ Owens, após uma discussão sobre crianças brincando no quintal. A tragédia gerou revolta e reacendeu o debate sobre a lei “Stand Your Ground”, que permite o uso de força letal em suposta defesa pessoal — regra frequentemente criticada por favorecer agressores brancos em casos com vítimas negras.

A Vizinha Perfeita retrata a história de AJ Owens, mulher negra morta pela vizinha Susan Lorincz em 2023
AJ Owens é a vítima central do caso real que inspirou o documentário A Vizinha Perfeita (Foto: Reprodução)

Desde sua estreia no Festival de Sundance, o filme conquistou 100% de aprovação no Rotten Tomatoes e uma média de 87 no Metacritic. O Los Angeles Times classificou o documentário como “um microcosmo de um país em colapso moral”, enquanto a New Yorker destacou que a obra “dispensa entrevistas justamente para expor o que as câmeras oficiais já mostram sobre a desigualdade sistêmica”.

Por que assistir

Além do apuro técnico, o filme-documentário provoca uma reflexão urgente sobre o que significa “viver em segurança”. Ele mostra como a combinação de preconceito, leis falhas e desumanização cotidiana pode transformar qualquer lar em cenário de tragédia.

A diretora Geeta Gandbhir faz um retrato incômodo da convivência americana contemporânea, em que pequenos conflitos de vizinhança podem escalar até o irreversível.

A Vizinha Perfeita está disponível no catálogo da Netflix.

Para não perder nenhuma novidade sobre seus filmes e séries favoritas, siga o Séries em Cena no Instagram e WhatsApp.

Estudante de jornalismo e apaixonado por cultura pop. Escrevo sobre séries, filmes e tudo que movimenta o entretenimento no Séries em Cena. E-mail: igor@seriesemcena.com.br