O sétimo episódio de IT: Bem-Vindos a Derry finalmente coloca em foco um dos mistérios mais antigos do universo criado por Stephen King. A produção da HBO Max vinha sugerindo desde o início que Bob Gray teria um papel decisivo na formação da identidade de Pennywise.

Cuidado: o artigo a seguir contém spoilers!

A história de Bob Gray finalmente é mostrada na série

Bem-Vindos a Derry reconstrói acontecimentos do início do século 20 e utiliza arquivos locais para mostrar Bob Gray como um artista de circo cujas apresentações chamavam atenção pela energia e pelo magnetismo.

A série adota detalhes que dialogam com elementos presentes nos livros e explica a decisão da coisa de incorporar uma identidade humana já estabelecida entre os moradores de Derry.

Agora, o capítulo dá forma a essa teoria ao explorar o passado do personagem e revelar como sua presença se conecta diretamente à encarnação primordial da criatura. A “coisa” assumiu a identidade de Bob Gray por um motivo claro: adotar uma forma capaz de atrair crianças e garantir sua alimentação sempre que despertasse.

No episódio, fica evidente que Bob foi apenas mais uma vítima da criatura. A história também reforça que, além do medo, a Coisa é atraída pela vulnerabilidade de suas presas.

Leia também:

Ingrid é hipnotizada por Pennywise durante o episódio 7
O episódio 7 aprofunda a mitologia da Coisa em IT: Bem-Vindos a Derry (foto: Reprodução/HBO Max)

O passado de Robert Bob Gray e Sra. Kersh em IT: Bem-Vindos a Derry

O capítulo também reforça conexões com outra figura importante da mitologia: a Sra. Kersh/Ingrid. Nos livros, ela é descrita como apenas um dos disfarces usados pela criatura. Na série, no entanto, sua origem é recontada e vinculada como filha de Bob Gray.

No episódio 7, a trama revela que Ingrid foi a responsável por desencadear o massacre no Black Spot. Ao informar o paradeiro de Hank Grogan e sua localização à polícia, a personagem acaba provocando o caos, que se espalha de maneira brutal e inesperada.

A motivação de Ingrid surge de um desejo distorcido de reencontrar o pai, acreditando que provocar medo e desordem faria com que ele aparecesse. No confronto final, porém, Ingrid Kersh percebe a verdade sobre a figura diante dela: aquele ser não é seu pai.

Ingrid acaba sendo hipnotizada por Pennywise, mas não morre. O episódio sugere, porém, que esse encontro abre caminho para que a criatura assuma sua identidade anos mais tarde, exatamente como visto em It: Capítulo 2.

O capítulo 7, portanto, não apenas responde perguntas de longa data como também prepara o terreno para o arco final da temporada no próximo domingo (14). Desde o primeiro episódio, Bem-Vindos a Derry constrói uma ponte entre o passado traumático da cidade e o surgimento do mal que retornará ciclicamente para assombrar novas gerações.

Quer acompanhar mais novidades de IT? Então siga o Séries em Cena no WhatsApp e não perca nenhuma atualização!

Estudante de jornalismo e apaixonado por cultura pop. Escrevo sobre séries, filmes e tudo que movimenta o entretenimento no Séries em Cena. E-mail: igor@seriesemcena.com.br