A CBS oficializou nesta semana o cancelamento de The Equalizer, série protagonizada por Queen Latifah. O episódio final será exibido neste domingo (4), encerrando de forma definitiva a história de Robyn McCall, ex-agente da CIA que atuava como justiceira em Nova York. No Brasil, a série pode ser vista no canal Universal TV e também no Globoplay.

Lançada em 2021 como uma reinvenção da franquia homônima dos anos 1980, a produção ganhou notoriedade por atualizar a figura do vigilante solitário para os tempos atuais, com uma protagonista feminina negra à frente de tramas sociais, familiares e investigativas.

Queda de audiência influenciou a decisão

Apesar de ter conquistado o público em suas primeiras temporadas e rendido a Queen Latifah o prêmio de Melhor Atriz em Série Dramática no NAACP Image Awards de 2025, The Equalizer não manteve o mesmo fôlego em sua reta final. A quinta temporada registrou uma queda expressiva na audiência, ficando abaixo da marca de 6 milhões de espectadores semanais, número consideravelmente menor que os quase 8 milhões da temporada anterior.

A decisão também acompanha um movimento mais amplo da emissora, que optou por encerrar outras produções policiais em seu catálogo, como S.W.A.T. e FBI: Most Wanted.

Queen Latifah se despede da personagem

Em publicação nas redes sociais, Queen Latifah agradeceu aos fãs pelo apoio ao longo dos anos e afirmou que interpretar Robyn McCall superou todas as suas expectativas. “Foi uma honra dar vida a essa personagem tão complexa e inspiradora. Obrigada a todos que estiveram conosco nessa jornada”, declarou.

A atriz também indicou que já está envolvida em novos projetos, que devem ser anunciados em breve.

Spin-off foi descartado

Antes do anúncio do cancelamento, a CBS chegou a desenvolver um episódio-piloto de um possível spin-off da franquia, que contaria com os atores Titus Welliver (Bosch) e Juani Feliz (Harlem). O projeto, no entanto, foi descartado junto com a decisão de encerrar a série principal.

Último episódio vai ao ar neste domingo

Intitulado “Decisions”, o episódio final da série mostra Robyn McCall e o detetive Dante enfrentando uma emboscada durante uma viagem romântica. Ao mesmo tempo, Tia Vi reflete sobre seu relacionamento e Delilah conhece uma autora que pode inspirá-la a seguir um novo caminho.

Nos Estados Unidos, o capítulo será exibido na noite deste domingo (4), pela CBS. No Brasil, ainda não há data confirmada para sua estreia na TV ou no streaming.

Estudante de jornalismo apaixonado por séries, sempre em busca da próxima maratona. Atualmente, estagiário no Séries em Cena, onde exploro o universo das produções e compartilho meu olhar crítico sobre o que está em alta no mundo das telinhas. E-mail: lucas.emanuel@seriesemcena.com.br