Em 2009, estreou nos cinemas Zumbilândia, com uma premissa completamente carregada no besteirol, com zumbis velozes e um elenco que não era um dos mais conhecidos – apenas Abigail Breslin tinha sido nomeada ao Oscar. – Mesmo assim, teve um filme repleto de piadas fortes, excesso de Bill Murray e uma história pra lá de cativante.
Após 10 anos tão aguardados pelos fãs, Zumbilândia – Atire Duas Vezes, chegou com algumas mudanças, a primeira é que o elenco está totalmente conhecido, Emma Stone ganhou Oscar, Jesse Eisenberg e Woody Harrelson foram nomeados ao Oscar. Então desde lá muita coisa mudou, mas será que a essência do longa também mudou?
Na sua primeira cena, já fica claro qual o tipo de filme que já estamos nos metendo, para quem conhece a sensação de “estar em casa” é evidente, é uma viagem no tempo de relembrar tudo aquilo. Para quem não conhece a história tem a chance de ter uma certa familiaridade pelo longa, pois Columbus explica da evolução dos zumbis e qual classe cada um está. Além da bela apresentação do quarteto protagonista matando zumbis na frente da Casa Branca ao som de Master of Puppets do Metallica.
Sua premissa é básica, poderia ser explorado de outra maneira, já que no primeiro longa, as idas e vindas já eram presentes, porém aqui quem some a procura de um amor é Little Rock, ela sai por uma aventura pelo mundo com o novo personagem, interpretado por Avan Jogia, seu personagem não acrescenta muito a história, mas esse gancho é para completar a outra parte.
Zoey Deutch claramente rouba a cena do filme, uma patricinha que ficou escondida na geladeira, é o grande alívio cômico da continuação. Seu papel tinha tudo para ser apenas uma loira burra, mas com a atriz tudo fica leve e divertido, ela sabe dosar tudo na hora certa. Confesso que nas cenas que ela não aparecia eu fiquei com saudades.
Com inúmeras referências a cultura pop, até mesmo brincando com os outros tipos de zumbi. A continuação traz elementos novos e ao mesmo tempo brincando com os antigos e não deixando a essência de 2009 morrer.
Em continuações, existem dois caminhos, ou ela segue para uma narrativa completamente nova ou usa elementos que deu certo no primeiro filme e apenas aprimora e o deixa mais lúdica. Nesse caso, a personalidade manteve a altura. Aos fieis fãs do primeiro filme, a dose de hype só vai aumentar e deixar todos de coração quentinho – e com muito humor. E o grande trunfo de Zumbilândia – Atire Duas Vezes é esse, ser tão fiel ao primeiro, não perder sua identidade e termos aquela sensação de voltar pra casa.
A cena pós créditos que temos nessa continuação, é um primor. A Marvel é muito famosa por fazer essas cenas icônicas, mas aqui temos um grande presente para os fãs, é a cena mais linda na história das cenas pós créditos, é sem palavras da carta de amor que a cena nos remete.
Zumbilândia – Atire Duas Vezes estreia dia 24 de outubro pela Sony Pictures.