Hoje, 1 de agosto, estreia o primeiro capitulo de Babel SP, a nova série documental da HBO que promete gerar uma grande reflexão em torno de fatores sócio-culturais e econômicos.
Logo no primeiro episódio é apresentado a ocupação “Leila Khaled“, nome do edifício que abriga os refugiados e despejados tanto de origem árabe quanto do próprio Brasil, no bairro da liberdade. Trazendo a proposta de mostrar a vida diária destas 250 pessoas, é possível vivenciar de maneira clara como é a organização, administração e a comunicação, ambos muito importantes para um bom funcionamento da ocupação.
O espaço dentro do prédio é muito bem explorado já no primeiro episódio, nos deparamos com conflitos, gerados por um choque de culturas tão diferentes, que precisam ser solucionados por meio de acordos de convivência e outras ações, um grande destaque sobre o protagonismo feminino na ocupação e o papel do futebol e musica como um elo de união entre brasileiros e árabes.
Os protagonistas são os próprios habitantes e organizadores do local, pessoas “excluídas” do direito à moradia, que lutam para novas oportunidades e encontram ali a esperança para continuar e também melhorar as suas vidas. Interessante destacar também a luta dessas pessoas para conquistar a posse do prédio, como o movimento terra livre, que mostra dados impressionantes sobre a quantidade de imóveis desocupados que poderiam abrigar muitas pessoas sem casa.
Como primeira impressão, ainda não sabemos os rumos que a série vai tomar nos próximos episódios, se continuaremos nesta ocupação ou se terão outros assuntos abordados.
Mostrando ali um grande esforço diário e necessário para enfrentar os preconceitos e a luta pela reinserção social, assim como a construção de um novo futuro digno, com união e empatia de diversas culturas. A série promete ser um choque, principalmente para aquelas pessoas que nunca viram de perto esta realidade, baseada na força de uma verdadeira comunidade que precisa se empenhar para ter um lugar para chamar de lar.
Babel SP terá sete episódios em sua primeira temporada. Com 60 minutos de duração, a série estreia hoje às 23h no canal MAX.