4 de março é conhecido mundialmente como o “Star Wars Day“, pela semelhança fonética entre “May the fourth” e “May the force [be with you]”, uma das frases mais célebres da franquia e falada por vários personagens ao longo dos filmes.

O primeiro registro do trocadilho foi quando Margaret Thatcher foi eleita a primeira mulher como Primeiro Ministro da Grã-Bretanha em 4 de maio de 1979, seu partido colocou um anúncio no The London Evening News que dizia “May the Fourth Be with You, Maggie. Congratulations.”

Para celebrar este dia tão especial para os fãs, separamos algumas das melhores cena de luta dos filmes da franquia. May The Force Be With You!

Obi-Wan Kenobi vs Darth Vader (Episódio 4: Uma Nova Esperança)

Uma Nova Esperança” foi o primeiro longa de “Star Wars” e com pouco tempo de tela, Obi-Wan já se torna um personagem muito querido. Então levo lutando com o vilão te deixa torcendo para que tudo corra bem para o “padrinho” de Luke. A luta fica ainda mais emocionante pela bagagem que Kenobi e Darth Vader carregam do passado.

Mestre Windu vs Palpatine (Episódio 3: A Vingança dos Sith)

Palpatine pode parecer fraco, mas não se engane: ele mata três Jedi rapidamente e então lida apenas com Windu. A luta acontece à noite e quando parece que o personagem de Samuel L. Jackson vai vencer, Anakin aparece para ajudar o chanceler da República, após finalmente se juntar ao lado negro da Força. Muitos se perguntam se Mestre Windu iria mesmo vencer a luta ou se Palpatine estava esperando a chegada de Anakin.

Anakin, Obi-Wan e Yoda vs Conde Dooku (Episódio 2: Ataque dos Clones)

Com Anakin ainda Jedi, temos uma luta eletrizante entre os principais heróis da segunda trilogia contra Dooku, interpretado por Christopher Lee. Ele acaba derrotando Obi-Wan e Skywalker, mas não é páreo para o experiente e sábio Yoda. A batalha no Senado quase acaba com Dooku, porém consegue escapar das investidas de Mestre Yoda.

Luke Skywalker vs Darth Vader (Episódio 5: O Império Contra-Ataca)

Luke trava outras lutas com Vader, mas nessa lista vamos colocar apenas esta. Depois de voltar de seu treinamento com Yoda nos pântanos de Dagobah, ele perde a mão no começo da batalha contra o Lorde, e o Jedi não poderia receber notícia mais chocante do que, seu pior inimigo é também seu pai. Emocionalmente abalado, Luke nos proporciona um dos momentos mais emocionante de “Star Wars“, o que nos faz admirar ainda mais a resiliência do herói.

Qui-Gon e Obi-Wan vs Darth Maul (Episódio 1: A Ameaça Fantasma)

Darth Maul é com certeza um dos vilões mais lembrados da franquia, e sua aparição com um sabre de luz duplo e o pouco que conhecemos de suas habilidades só deixam essa batalha mais impressionante, além das elaboradas coreografias da luta. Os quadros ficam cada vez mais eletrizantes e marcam o clímax do filme, sendo uma das cenas mais memoráveis do universo criado por George Lucas. A dupla Qui-Gon e Obi-Wan cresce durante o filme, deixando no final dessa batalha um sentimento agridoce nos fãs.

Luke Skywalker vs Kylo Ren (Episódio 8: Os Últimos Jedi)

Mostrando toda a sabedoria que Luke adquiriu no exílio, essa batalha é tida muito mais como mental do que física. Tio de Kylo, Skywalker falha ao tentar treinar o jovem, que acaba seguindo os passos do seu avô Anakin. Kylo Ren vai até o limite para derrotar Luke, mas esta acaba revelando que na verdade está apenas projetando uma imagem da Força de si mesmo através da galáxia, ganhando tempo para os combatentes da Resistência escaparem do mundo salgado de Crait. Memorável.

Finn e Rey vs Kylo Ren (Episódio 7: O Despertar da Força)

Com a Primeira Ordem como novo inimigo, a resistência conta com a ajuda de Rey e Finn para derrotar Kylo Ren na floresta da base Starkiller, onde este já havia assassinado seu pai, Han Solo. Rey começa a luta, porém cai após ser atingida por um Force Push. Finn é derrotado rapidamente por Kylo, já que sua experiência com um sabre é mínima, mas consegue acertar um golpe antes de cair. O clímax da luta se dá quando Rey se recupera a tempo e utiliza a Força que cresce nela para derrubar Kylo.

Darth Vader vs Rebeldes (Rogue One: Uma Hitória Star Wars)

Rogue One” se passa pouco antes dos acontecimentos de “Uma Nova Esperança“, e o final dessa história não poderia ser mais impactente: Darth Vader em seu lado mais visceral. Em um esforço desesperado para terminar a missão da rebelião, protegendo os planos para destruir a Estrela da Morte e, consequentemente, o Império, os rebeldes travam uma batalha suicida contra Vader. Após a morte dos personagens principais, vemos a ascensão do vilão mais temido da galáxia.

Obi-Wan vs Anakin (Episódio 3: A Vingança dos Sith)

Nada mais triste do que perceber a decepção nos olhos de Obi-Wan Kenobi, sentindo muito mais culpa por ter falhado com seu padawan do que raiva de Anakin. Depois de perder Padmé, Skywalker se entrega ao lado negro e está determinado a derrotar o antigo amigo. É e justamente o conflito de perspectivas quanto aos Jedi que engrandece a cena, com um desfecho doloroso para ambos de diferentes maneiras. Um acontecimento que acaba alterando o destino da galáxia.