Após sofrerem com a ira de John Harrison (Benedict Cumberbatch), Kirk (Chris Pine), Spock (Zachary Quinto), Uhura (Zoe Saldana), McCoy (Karl Urban), Sulu (John Cho), Chekov (Anton Yelchin) e Scotty (Simon Pegg) retornam à Enterprise para uma nova e difícil aventura intergaláctica.

A tripulação da USS Enterprise está no meio de sua missão de cinco anos pelo espaço quando é atacada por uma poderosa espécie alienígena desconhecida, forçando o abandono da nave. A tripulação sobrevivente fica presa em um planeta também desconhecido sem nenhum meio aparente de resgate, entrando em conflito com um inimigo que nutre um imenso ódio contra tudo o que a Federação Unida dos Planetas defende e representa.

O diretor Justin Lin (Velozes e Furiosos) faz um excelente trabalho em buscar críticas negativas dos filmes anteriores para melhorar e satisfazer os fãs da franquia.

Composta de muita ação e um alivio cômico divertido, o longa traz a querida tripulação da Enterprise em uma aventura independente que prende o espectador do começo ao fim. O enredo consegue explorar cada personagem isoladamente sem fugir do contexto principal.

A atuação em geral não tem o que se reclamar, os atores fazem seus papéis de letra. A fotografia e a trilha sonora são bem trabalhada, deixando o filme espetacular. O que deixa a desejar é o vilão, pouco usufruído, ele apenas lidera outros alienígenas… não tem nada de grandioso que o faça ser temido.