As negociações entre a Netflix e as autoridades ligadas ao Partido da Justiça e Desenvolvimento da Turquia (AKP) sobre um personagem gay apresentado em série terminaram em confronto, disse o jornalista Cüneyt Özdemi.

De acordo com o Ahval, a disputa gira em torno da série Love 101, que continha uma história envolvendo um estudante gay do ensino médio que a RTÜK queria censurado. Após dias de conversas, “a Netflix chamou a linha de censura à homossexualidade do AKP e parou de filmar o programa na Turquia”, disse Özdemir no Twitter. “Ela se recusa a aceitar a censura.”.

Recentemente noticiamos que o personagem Osman, inicialmente escrito como homossexual, teve o enredo alterado após um pedido do Conselho Supremo de Rádio e Televisão da Turquia (RTÜK). De acordo com a BBC Turkey, a decisão foi tomada após “negociações bilaterais” entre a RTÜK e o serviço de streaming.

RTÜK, que é controlado pelos aliados do presidente Recep Tayyip Erdoğan, foi criticada por se tornar cada vez mais conservador sob os 18 anos de governo.