As negociações entre a Netflix e as autoridades ligadas ao Partido da Justiça e Desenvolvimento da Turquia (AKP) sobre um personagem gay apresentado em série terminaram em confronto, disse o jornalista Cüneyt Özdemi.
De acordo com o Ahval, a disputa gira em torno da série Love 101, que continha uma história envolvendo um estudante gay do ensino médio que a RTÜK queria censurado. Após dias de conversas, “a Netflix chamou a linha de censura à homossexualidade do AKP e parou de filmar o programa na Turquia”, disse Özdemir no Twitter. “Ela se recusa a aceitar a censura.”.
1) SON DAKİKA; Netflix ve Ak Parti arasındaki pazarlık restleşmeyle bitti. Ak Partinin eşcinsellik sansürüne Netflix rest çekti. Türkiye'de dizi çekimlerini durdurdu. Sansürü kabul etmedi. Dünyada Netflix'i yasaklayan ilk ve tek ülke Türkiye mi olacak? +
— cüneyt özdemir (@cuneytozdemir) July 18, 2020
Recentemente noticiamos que o personagem Osman, inicialmente escrito como homossexual, teve o enredo alterado após um pedido do Conselho Supremo de Rádio e Televisão da Turquia (RTÜK). De acordo com a BBC Turkey, a decisão foi tomada após “negociações bilaterais” entre a RTÜK e o serviço de streaming.
RTÜK, que é controlado pelos aliados do presidente Recep Tayyip Erdoğan, foi criticada por se tornar cada vez mais conservador sob os 18 anos de governo.