Hoje é dia de MTV MIAW 2020 e a MTV preparou muitas novidades para esta edição! A primeira de todas é que a premiação ganhará um novo formato e, pela primeira vez, será transmitida ao vivo na TV. Além de contar com 29 categorias e muitos shows dos artistas, a apresentação será comandada pelas duas melhores amigas Bruna Marquezine e Manu Gavassi.
Sabemos que os indicados ganham os prêmios por meio de voto popular (os fãs que ajudam o seu artista favorito a levar o seu troféu para casa!). Mas e se a premiação tivesse como base uma avaliação técnica? Hoje, vamos analisar os indicados na categoria “Artista Musical” de forma técnica, o que cada um deles tem de potencial como artista que os levariam a ganhar esta categoria. Para esta análise, chamamos a fonoaudióloga dos artistas Catiana Gomes, que é uma profissional da voz.
Catiana é formada em canto popular pela Universidade Livre de Música Tom Jobim. Graduada em Fonoaudiologia e Pós Graduada latu senso em Expressividade Vocal, é fonoaudióloga de grandes vozes da música brasileira, como Iza, Luísa Sonza, Dexter, Mano Brown, Glória Groove, Pablo, Péricles, Jorge Vercillo, Mc Livinho, Mc Jerry Smith, Rodrigo Teaser e dos apresentadores Celso Portiolli e Patricia Abravanel, entre outros.
Sobre os artistas indicados, a profissional diz se sentir muito orgulhosa de ter participado vocalmente de alguma forma da carreira deles, afinal, muitos dos grandes nomes ela pôde acompanhar de perto. “Faço memória daquele momento que estava vivendo com eles. Me sinto muito bem e privilegiada”, relembra Catiana.
Vamos aos indicados da categoria “Artista Musical” com as considerações técnicas da profissional:
Anitta:
“Anitta é a inspiração de muitos e uma forte concorrente! O que eu gosto nela é que ela não economiza na sua produção. Depois que ela capta a voz e manda tratar no EUA, fica uma produção musical que ninguém bate. A sonoridade da voz a afinação, tudo da Anitta é o melhor… Ela não é minha paciente mas acho que ela é uma artista muito excelente e visionária e os outros vem um pouco na sombra dela. Ela não é uma cantora que explora suas extensões vocais, ela canta em uma zona de conforto, acaba ousando na criatividade no quesito ornamento, no quesito enfeitar a voz! Se precisar coloca uma voz soprosa, grave, mas ela não vai dar aquele agudo que muitas pessoas esperam. Anitta tem inteligência artística, visão”.
Pabllo Vittar:
“A Pabllo vem se reinventando muito, arriscando nos estilos, ousando bastante e abusando nos agudos, jogando forte no pop e buscando um padrão internacional com muita qualidade de produção artística. O foco na representatividade é um ponto forte, mas talvez isso deixe a Pabllo muito restrita a um público específico. É um artista de grande representatividade.”
Luísa Sonza:
“A Luíza vem mostrando que ela existe! Como canta na mesma região de alguns artistas do seu estilo, tenta caprichar nos agudos e trazer isso como um diferencial, tem meio que uma referência a Ariana Grande no quesito agudos. Ela está em uma fase de muito engajamento, é uma cantora que vem buscando excelência no trabalho artístico, uma cantora de funk, como outras aqui, e o funk tem um poder incrível. Ela é um pacote completo… Ainda falta um pouco de açúcar de confeiteiro em cima deste bolinho de chocolate. Ela da muito conta do recado, mas acho que ela ainda vai encontrar o som do coração“
Ludmilla:
“Ludmilla sempre foi uma funkeira meio Beyonce cheia de atitude, ela se mantém fiel a isso, tem sua marca e o jeito dela de cantar, tem um enorme poder criacional sendo muito leal a si e também ao seu estilo. Traz muita influência do R&B, eu acho que ela traz muita verdade, é aquela artista que vai conseguir fazer o samba e se manter fiel na sua origem. Entende da batida, tem o flow, faz o romântico, ela sempre foi muito melódica, tem letras lindas. Ela é uma concorrente grande para este prêmio, tem um potencial muito grande como cantora e o seu grande diferencial é a voz“
Vitor Kley:
“Ele é poeta, traz um estilo good vibes, composições de bem estar, gosta de combinar elementos da natureza em suas músicas. Um artista com muita empatia, que não aparece muito mas que sempre tem uma música na playlist de alguém, um concorrente de playlist. Tem uma relevância grande e tem um poder de comunicação muito grande. Encontro muita verdade naquilo que ele canta, tem também um potencial no quesito voz e a música dele é muito pop, aquele hit do verão”.
Anavitória:
“Um estilo que quase fica preso ao emocional juvenil, infanto-juvenil. tem um padrão musical que ousa pouco e tem uma linha melódica muito parecida. Você acaba não percebendo muito bem a criatividade de uma faixa para outra. Contam com uma fotografia linda, uma poesia muito boa, as letras são muito boas e elas tem verdade, muita verdade e são leais ao estilo delas. Mereceriam o prêmio pelo pulsar, pelo segmento poético que elas carregam, a letra é a verdade delas.”
Pedro Sampaio:
“Tem um grande conhecimento como Dj, ele é muito criativo! Ele pega a voz dele e mixa e remixa e tem esse potencial de transformação que o Dj tem, pega o som e transforma em um novo som, cria uma nova batida. O ponto forte para o Pedro é a criatividade e ousadia. Ele faz na voz dele o que ele está fazendo nas batidas.”
Emicida:
“Ele é um artista de forte expressão! Tem uma mensagem da quebrada, uma história que traz o protesto e a poesia. Ele é muito fiel a este segmento e começou em uma vibe e se mantém fiel a ela até hoje. Tem uma forte preocupação social, canta a realidade sobre a sociedade que ele expõem e acredita nisso. Ele carrega uma verdade e se mantém nela, não se vendeu. Ele criou o seu próprio som e isso é muito forte é um grande artista! Ele acaba se tornando um concorrente importante”
Qual a sua aposta para este prêmio?
“Seria muito seguro dizer que a Anitta ganharia. Mas, este ano está todo mundo refletindo mais, com uma observação mais apurada. Eu penso que o Vitor Kley pode ganhar por conta deste momento.”
Já na categoria “Melhor Clip Feito em Casa”, Catiana exemplifica o que ela considera importante e aquilo que traz energia para a alma de que está assistindo:
“Eu sou adepta do popular. Quanto mais acessível for a ideia, às vezes as coisas novas vem do inesperado, então quanto mais caseiro, maior a chance de ter coisas novas. Por conta da pandemia, Ivete Sangalo fez um videoclipe caseiro com os amigos se beijando, por exemplo. Este clipe sai do status Hollywood e vai para uma zona comum, uma realidade palpável, que pode ser praticada por qualquer pessoa.”
Para conhecer melhor o trabalho da Catiana, siga ela no Instagram !
- Quer saber quem vai ganhar? O MTV MIAW vai ao ar na noite do dia 24 de setembro de 2020, a partir de 22 horas.Veja a Lista de Indicados e as Categorias!