“Há mais de um século, eu vivo em segredo e me escondo nas sombras, sozinho no mundo. Até agora… Eu sou um vampiro e essa é a minha história.”

No início de 2019 a internet foi inundada com o desafio #10YearsChallenge e enquanto muitas pessoas entraram na brincadeira e postaram imagens antigas e atuais (2009/2019), outros já começaram a se lembrar de fatos históricos e outros ícones da cultura pop. Barack Obama iniciava seu primeiro mandato como 44º Presidente dos Estados Unidos. Na indústria da música, Lady Gaga e Katy Perry eram as grandes revelações, Taylor Swift lançava seu segundo álbum de estúdio, Britney Spears colhia os frutos de um bem-sucedido “comeback” e Beyoncé emplacava o single “Halo”, enquanto o mundo ainda estava digerindo a repentina morte de Michael Jackson. Tudo isso em uma época onde serviços de streaming musicais como Spotify e Deezer ainda davam seus primeiros passos. No Brasil, a novela ‘Caminho das Índias’ era o grande sucesso da Rede Globo. As séries de maior audiência eram “Lost”, “Desperate Housewives” e “Grey’s Anatomy”, enquanto “Dexter”, “30 Rock” e “Damages” eram as queridinhas das premiações. Já na indústria cinematográfica, críticos e especialistas duvidavam do sucesso de Avatar, enquanto o sexto filme de Harry Potter chegava aos cinemas e a grande conclusão da saga já estava sendo filmada. Outros sucessos incluíam ‘Se Beber, Não Case!”, “Up-Altas Aventuras” e o Marvel Studios contava apenas com dois filmes lançados, sendo ambos do ano anterior, que também contou com um sucesso de bilheteria que superou as expectativas mais promissoras… Crepúsculo. A adaptação cinematográfica do romance de Stephenie Meyer arrecadou incríveis U$ 393.616,788 pelo mundo para um orçamento de apenas U$ 37 milhões. Com o sucesso, duas sequências foram encomendas rapidamente e tal façanha logo chamou atenção de outros estúdios, e algumas emissoras de TV.

Na HBO “True Blood” já se mostrava um grande sucesso com apenas uma temporada exibida, mas focava em um público mais adulto. Querendo pegar carona no grande sucesso da Saga Crepúsculo e na crescente popularidade dos vampiros, a Warner Bros. e a jovem emissora The CW adquiriram os direitos para adaptar a série de livros “The Vampire Diaries” (Lançada no Brasil com o título “Diários do Vampiro” pela editora Galera Record) de L.J. Smith, lançados originalmente entre 1991 e 1992. O episódio piloto foi oficialmente encomendado pela emissora em fevereiro de 2009, com os produtores Kevin Williamson (Dawson’s Creek/Pânico) e Julie Plec (Amaldiçoados/Kyle XY) encarregados pelo roteiro e produção da série. Pode ser difícil de acreditar, mas já faz dez anos que o fenômeno The Vampire Diaries invadiu nossos lares, conquistando uma legião de fãs e redefinindo o cenário televisivo.

Na época, a The CW ainda era nova e estava apenas em seu segundo ano, após a fusão das emissoras The WB e UPN. O canal possuía grandes sucessos vindos das outras emissoras como “Supernatural”, “One Tree Hill”, “Everbody Hates Chris” e “Smallville”. “Gossip Girl” era o carro-chefe do canal, enquanto “90210” era a grande nova aposta. No entanto, os executivos ainda buscavam mais audiência.

Com o episódio piloto já oficializado, os produtores se encarregaram de iniciar a busca pelo elenco. Nina Dobrev (Degrassi: A Próxima Geração) garantiu o papel da protagonista Elena Gilbert. Paul Wesley (Everwood) foi escalado como Stefan Salvatore e Ian Somerhalder (Lost) conseguiu o papel de Damon Salvatore. Com o trio de protagonistas já encaminhado, a busca focou nos outros personagens e logo escolheu Kat Graham (17 Outra Vez) como Bonnie Bennett, Candice Accola (Supernatural) como Caroline Forbes, Steven R. McQueen (Everwood) como Jeremy Gilbert, Zach Roerig (Friday Night Lights) como Matt Donovan, Michael Trevino (90210) como Tyler Lockwood, e Sara Canning (Smallville) como Jenna Sommers.

O episódio piloto foi filmado em Vancouver, British Columbia, no Canadá. Em 19 de maio de 2009, durante o Up-Front da The CW para a programação 2009/2010, The Vampire Diaries recebeu ordem de temporada completa junto com “The Beautiful Life” e “Melrose Place”.

Com o sinal verde para uma temporada completa, as gravações se deslocaram para Covington, na Georgia, próxima de Atlanta. A pequena cidade serviu como a principal locação para a fictícia cidade de Mystic Falls.

A série teve sua estreia em 10 de setembro de 2009, atingindo a incrível marca de 4.91 milhões de telespectadores, superando o recorde que antes pertencia a “90210” (4.65 milhões de telespectadores). Inicialmente a série recebeu críticas mistas de veículos especializados. A revista ‘Entertainment Weekly’ declarou que a série sinalizada um retorno bem-vindo ao escritor e produtor Kevin Williamson. Linda Stasi, do ‘New York Post’, deu uma pontuação perfeita para a série, se dizendo completamente viciada após apenas um episódio. Já o crítico Tim Goodman, do ‘San Francisco Chronicle’, chamou a série de “horrível”, detestando os diálogos e dizia sentir saudades dos vampiros vistos em “Buffy, a Caça-Vampiros”. Com o decorrer da 1ª Temporada, muitos críticos sentiram que a série melhorava a cada novo episódio, e não estava apenas querendo pegar carona no sucesso da Saga Crepúsculo, inclusive muitos apontaram como a mitologia e o texto de TVD superavam as histórias de Bella e Edward. A crítica Sarah Hughes, do ‘The Independent’, publicou que The Vampire Diaries se transformou em uma série bem elaborada e interessante, apesar de um começo fraco. Muitos críticos, e até alguns fãs dos livros, elogiaram as mudanças feitas para TV, como a personalidade de Elena, assim como alguns fatos sobre a mitologia dos seres sobrenaturais. Além das boas críticas em relação a suas storylines, Nina Dobrev surpreendeu muitos ao interpretar a mocinha Elena Gilbert, mas também a vilã Katherine Pierce (entre outros personagens). A vilã inclusive se tornou a personagem favorita de muitos fãs.

Com uma boa recepção e uma forte audiência, a The CW não demorou em encomendar mais nove episódios para a temporada de estreia, totalizando 22 episódios. Logo depois a Segunda Temporada foi confirmada e angariou ainda mais elogios por parte da crítica especializada. No total, foram Oito Temporadas e 171 episódios exibidos entre 2009 e 2017.

Como o passar dos episódios, novos personagens foram introduzidos incluindo Alaric Saltzman (Matthew Davis – Legalmente Loira). O segundo ano da produção ainda recebeu a adição de Joseph Morgan (Casualty) como Klaus Mikaelson e Daniel Gillies (Homem-Aranha 2) como Elijah Mikaelson. Já o ano seguinte recebeu Claire Holt (Pretty Little Liars) como Rebekah Mikaelson. Em anos seguintes, Michael Malarkey (Mr. Sloane) foi promovido de ator convidado para o elenco regular, no papel de Enzo St. John.

Os personagens Klaus, Elijah e Rebekah e toda a família Mikaelson conquistaram os corações dos fãs de tamanha maneira que chamou atenção dos executivos da emissora e do estúdio. Em uma ousada estratégia para expandir a franquia, a The CW encomendou um backdoor pilot para um Spin-Off focada na família original de vampiros. Intitulada “The Originals”, seus personagens e storylines foram introduzidos durante o vigésimo episódio do quarto ano de The Vampire Diaries. A resposta dos fãs foi positiva e série recebeu encomenda de temporada completa após menos de vinte e quatro horas após sua exibição. A nova série se passava em Nova Orleães, mas ainda filmada na Georgia. Joseph Morgan e Daniel Gillies retornaram como protagonistas, Claire Holt teve participações especiais recorrentes. Charles Michael Davis (Grey’s Anatomy), Phoebe Tonkin (The Secret Circle), Danielle Campbell (Prison Break), Leah Pipes (Terminator: The Sarah Connor Chronicles), Riley Voelkel (American Horror Story) e Yusuf Gatewood (Um Salão do Barulho 3) incrementaram o elenco. A série se mostrou bem-sucedida e permaneceu no ar por cinco temporadas e 92 episódios, sendo que as duas últimas temporadas foram exibidas após a conclusão de The Vampire Diaries.

Em sua jornada, TVD também teve uma extensa lista de atores convidados incluindo Stephen Amell (Arrow), Jodi Lyn O’Keefe (Halloween H20: Vinte Anos Depois), Penelope Mitchell (Hemlock Grove), Chris Wood (Supergirl), Annie Wersching (Marvel’s Runaways), David Anders (iZombie), Chris Brochu (Shameless), Torrey DeVitto (Pretty Little Liars), Rick Cosnett (The Flash), Nathalie Kelley (Dynasty), Nathaniel Buzolic (Supernatural), Taylor Kinney (Chicago Fire), Arielle Kebbel (Gilmore Girls), Shaun Sipos (Krypton), Melinda Clarke (The OC), Kristen Gutoskie (The Handmaid’s Tale), entre outros.

A série se manteve a número 1 em audiência para a The CW até o início de sua quarta temporada, quando a estreia de “Arrow” superou a série dos irmãos Salvatore. Mesmo assim, The Vampire Diaries continuava trazendo bons resultados. Apesar da boa audiência e alta visibilidade, Nina Dobrev decidiu não renovar seu contrato e deixou o papel de Elena após seis temporadas. Apesar disso, a emissora, o estúdio e os produtores decidiram continuar com a série mesmo sem um de seus protagonistas. A decisão dividiu os fãs, mas a série se manteve no ar por duas temporadas após a saída de Dobrev, mas ela retornou para o último episódio da série.

Apenas dois anos se passaram desde que The Vampire Diaries exibiu seu último episódio, mas a franquia continua conquistando novos fãs, e ainda rendendo discussões sobre casais como “Stelena”, “Delena”, “Klaroline” ou “Bonenzo”. No Brasil, a série foi exibida pelo Warner Channel, MTV e SBT e chegou a fazer parte do catálogo brasileiro da Netflix, mas hoje está disponível apenas na Amazon Prime. A Warner Bros. Home Video também disponibilizou as oito temporadas em DVD e Blu-ray, por exceção da última temporada que foi disponibilizada apenas em DVD, embora o Blu-ray lançado nos EUA possua áudio e legendas em português do Brasil. No caso de The Originals, as cinco temporadas foram disponibilizadas em DVD nos EUA, mas apenas três chegaram ao Brasil, inclusive as temporadas 4 e 5 continuam inéditas em terras brasileiras, seja na TV tradicional, ou streaming.

Após o encerramento de “The Originals”, a The CW e a produtora Julie Plec continuaram investindo na franquia e um novo Spin-Off saiu do papel. “Legacies” segue a vida de Hope Mikaelson (Danielle Rose Russell – Extraordinários), filha de Klaus e Haley, que inicia os estudos na Escola Salvatore para jovens sobrenaturais. Entre os outros personagens da nova série, também temos Lizzie (Jenny Boyd) e Josie Saltzman (Kaylee Bryant), filhas de Alaric e Caroline. Matthew Davis também faz parte do elenco regular, assim como Aria Shahghasemi e Quincy Fouse. Após uma primeira temporada que soube conquistar seu público, a série já possui sua segunda temporada confirmada para outubro desse ano.

Após o encerramento da série, o elenco continua na ativa e comparecendo em eventos dedicados à série, assim como se dedicando a novos projetos. Paul Wesley é um dos protagonistas da série antológica “Tell Me a Story”, da CBS All Acess, enquanto Nina Dobrev estrelou filmes como “xXx: Reativado” e a sitcom “Fam”.Ian Somerhalder atualmente filma a série “V-Wars” da Netflix. Michael Trevino atualmente participa de “Roswell, New Mexico”, enquanto Candice Accola interpretou Caroline Forbes mais uma vez em algumas participações em “The Originals”, e Steven R. McQueen conseguiu um papel regular em “Chicago Fire”, além de uma pequena participação em “Legacies”.

Hoje, dez anos se passaram e três séries e 279 episódios (e contando) depois, ainda nos vemos apaixonados por um dos triângulos amorosos mais sensuais da TV, uma rica mitologia e uma cidade que nos recebeu e introduziu uma gama de novos personagens que cresceram junto conosco e nos ensinaram muito sobre redenção, tempo, família… e o amor.