Após a confirmação do falecimento de Naya Rivera na última segunda-feira (13), os companheiros de elenco da atriz em Glee publicaram depoimentos nas redes sociais lamentando a perda.
Naya estava desaparecida desde o dia 8 quando saiu para um passeio de barco com seu filho Josey, de quatro anos, pelo Lago Piru (Califórnia). O menino foi encontrado sozinho na embarcação alugada por ela. Então as buscas pelo corpo da atriz começaram, sendo encontrado sem vida no início desta semana.
Confira as publicações:
Heather Morris: Começamos como as amigas mais próximas e, como todas as coisas novas, passamos por uma fase um pouco difícil. No entanto, ficamos do lado uma do outra e criamos a mais bela amizade construída a partir do amor e da compreensão. A última vez que tive a chance de vê-la pessoalmente, deixei laranjas fora de nossa casa para você levar. Eu queria dizer oi pela janela, mas meu telefone não tocou quando você ligou (o que nunca acontece, droga de T-Mobile); então, você e Josey deixaram duas suculentas à nossa porta como agradecimento. Plantei essas suculentas e as olho todos os dias e penso em você. Ainda ouço o seu EP repetidamente, porque a partir do momento em que o ouvi, fiquei impressionado e sempre desejei que o mundo soubesse mais da sua voz. Você me enviou mais de cinco dúzias de vídeos no SnapChat quando você e Josey acordaram de manhã e eu me chuto por não ter salvo um deles. Você sempre compartilhou receitas e eu admirava seu amor por comida. Prometemos passar toda Páscoa juntas, apesar do Covid ter roubado esta última de nós. Você é e sempre será o ser humano mais forte e resistente que eu conheço, e prometi levar isso comigo enquanto continuo vivendo minha vida.
Você constantemente me ensinou lições sobre tristeza, beleza e porte, sobre ser forte, resistente e não dar a mínima (mas ainda de alguma forma respeitosa). No entanto, a lição mais importante que aprendi com você foi ser um amigo consistente e amoroso. Você foi a primeira a fazer o check-in, a primeira a fazer perguntas, a primeira a ouvir… você valorizou nossa amizade e eu nunca percebi isso.
Nunca tiramos fotos juntos porque odiamos mutuamente tirar fotos… nosso relacionamento significava mais que uma prova. Tenho inúmeras fotos de nossos bebês brincando, porque compartilhamos esse tipo de orgulho e alegria. Então, eu estou mostrando ao mundo uma foto das nossas bolas de brincadeira para você, porque eu sei que isso significava mais do que tudo, e elas me lembram você e eu. Falo com você todos os dias porque sei que você ainda está comigo e até embora esteja me sentindo gananciosa por não termos mais tempo juntas, aprecio cada momento que tivemos e a levo junto ao meu coração.
Chris Colfer: Como você pode transmitir todo o seu amor e respeito por alguém em um post? Como você pode resumir uma década de amizade e risadas apenas com palavras? Se você era amigo de Naya Rivera, você simplesmente não pode. Seu brilho e humor eram incomparáveis. Sua beleza e talento eram de outro mundo. Ela falou a verdade com poder, equilíbrio e destemor. Ela poderia transformar um dia ruim em um ótimo dia com uma única observação. Ela inspirou e elevou as pessoas sem nem tentar. Estar perto dela era ao mesmo tempo um distintivo de honra e uma armadura. Naya era verdadeiramente única e sempre será.
Estou enviando todo o meu amor para sua família maravilhosa e seu lindo filho.
Kevin McHale: Minha Naya, meu Snixxx, minha abelinha. Eu legitimamente não consigo imaginar este mundo sem você.
Há 7 anos, hoje, ela e eu estávamos juntos em Londres quando descobrimos sobre Cory. Estávamos tão longe, mas fiquei muito agradecido por termos um ao outro. Há uma semana, hoje, estávamos conversando sobre fugir para o Havaí. Isso não faz sentido. E eu sei que provavelmente nunca será.
Ela era tão independente e forte, e a ideia de não estar aqui é algo que não consigo compreender. Ela era a pessoa mais perspicaz que eu já conheci, com uma memória de armadilha de aço que lembra as conversas mais esquecíveis de uma década atrás, literalmente. A quantidade de vezes que ela memorizava todos esses monólogos malucos em Glee pela manhã e nunca se atrapalhava durante a cena… Quero dizer, ela era claramente mais talentosa do que o resto de nós. Ela era a pessoa mais talentosa que eu já conheci. Não há nada que ela não possa fazer e estou furioso por não podermos ver mais.
Sou grato por todas as maneiras pelas quais ela me fez uma pessoa melhor. Ela me ensinou a me defender e a defender as coisas e as pessoas que eram importantes para mim, sempre. Sou grato pelas vezes em que cresci um músculo abdominal por rir tanto de algo que ela disse. Sou grato por ela ter se tornado uma família. Sou grato que meu pai a conheceu semanas antes de mim e, quando cheguei ao Glee, ele me disse para “cuidar de uma garota chamada Naya porque ela parecia legal”. Bem, pai, ela era legal e se tornou uma das minhas pessoas favoritas de todos os tempos.
Se você teve a sorte de conhecê-la, saberá que o talento mais natural de todos era ser mãe. Do jeito que ela amava seu filho, era verdadeiramente Naya mais pacífica. Sou grato por Naya ter aquele lindo garotinho de volta naquele barco. Sou grato por ele ter uma família forte ao seu redor para protegê-lo e contar sobre sua incrível mãe.
Só espero que, mais do que tudo, a família dela tenha espaço e tempo para lidar com isso. Por ter um corpo tão pequeno, Naya teve uma presença tão gigantesca, um vazio que agora será sentido por todos nós – aqueles que a conheciam pessoalmente e os milhões de vocês que a amavam através de suas TVs. Eu te amo, Bee.
Jenna Ushkowitz: Não há palavras e, no entanto, há tantas coisas que eu quero dizer, não acredito que vou conseguir articular exatamente o que sinto, mas… Naya, você era uma força e todo mundo que estava perto de você sabia disso e sentiu a luz e a alegria que você exalava quando entrava em uma sala. Você brilhava no palco e na tela e irradiava amor atrás das portas fechadas.
Eu tive a sorte de compartilhar tantas risadas, martinis e segredos com você. Eu não posso acreditar que eu tinha como certo que você sempre estaria aqui. Nossa amizade foi em ondas como a vida acontece e crescemos, por isso não vou olhar para trás e me arrepender, mas sei que te amo e prometo ajudar o legado de seu talento, humor, luz e lealdade a viver.
Você é tão amada. Você mereceu o mundo e garantiremos que Josey e sua família sintam isso todos os dias. Já sinto sua falta.
Dianna Agron: Naya e eu caímos com tanta facilidade que ela foi minha primeira amiga e aliada em nosso programa. No piloto, nossos personagens vieram e foram com tanta rapidez. Nosso entusiasmo transbordou com todo o desconhecido. Tentamos entender o que os outros membros do elenco deviam sentir enquanto estávamos trabalhando de maneiras tão separadas. Ousamos sonhar. E se esse show funcionasse? Isso não seria alguma coisa? Algo estava transbordando, era palpável. E graças a Deus funcionou. O talento magnético de Naya seria revelado, ainda não o conhecíamos.
Estive revisitando as apresentações de Naya em nosso programa e isso me trouxe uma grande alegria. Trabalhar com ela foi um presente. Havia muita coisa para absorver – sua ética de trabalho, seu destemor, seu talento – supremo. Naya riu que o envolveria e a manteria em cativeiro. Ela era hipnotizante. Aquele brilho em seus olhos, seu sorriso luminoso. Naya lidera com verdade, humor, inteligência. Eu a amava por todos esses motivos.
Eu amei seu senso de curiosidade e desejo de viajar. Tive a sorte de ser seu parceiro de viagem em algumas das minhas aventuras mais favoritas. Enquanto escrevo isso, estou sorrindo com lembranças inchadas de uma excursão espontânea de 36 horas – pode-se dizer até diversão – a Paris. Com Naya, tudo era possível e muitas vezes simplesmente se desdobrava diante de nós, quase magicamente.
Nesse passeio em particular, dez minutos após o check-in em nosso hotel, nos encontramos passeando pelos corredores da L’École des Beaux-Arts, bebendo vinho de copos de papel com os alunos mostrando seus últimos trabalhos. Foi fantástico. Estávamos unidos em nosso compromisso com a descoberta. E sempre havia uma lista de idéias com curadoria inteligente no bolso de trás de Naya, caso precisássemos.
Não consigo entender essa tremenda perda. Vou segurá-la e essas memórias pelo resto do tempo, ao lado de nossa família Glee. Por favor, mantenha espaço para ela, sua família, seu lindo menino.
Em memória absoluta e amorosa.
Darren Cris: Ela era ousada. Ela era ultrajante. Ela era MUITO divertida.
Naya me fez rir como ninguém mais naquele set. Eu sempre disse isso enquanto estávamos trabalhando juntos e tenho mantido isso desde então. Seu senso de humor brincalhão e perverso nunca deixou de trazer um sorriso ao meu rosto.
Ela jogava de acordo com suas próprias regras e fazia parte de uma classe própria. Ela tinha uma ousadia sobre ela que eu não pude deixar de me encantar. Eu também sempre amei a voz dela e saboreei todas as chances de ouvi-la cantar. Acho que ela tinha mais talento do que jamais poderíamos ver.
Eu estava constantemente comovido com o grau em que ela cuidava de sua família e como ela cuidava de suas amigas. Ela apareceu para mim em várias ocasiões em que não precisava, e eu sempre fiquei muito agradecida por sua amizade, como certamente estou agora. ‘
E mesmo enquanto estou sentada aqui, lutando para compreender, estripada além da descrição – o próprio pensamento dela me racha e ainda traz um sorriso ao meu rosto. Esse foi o presente de Naya. E é um presente que nunca vai embora.
Descanse em paz, seu anjo selvagem, hilário e lindo.
Amber Riley: Minha parceira favorita de duetos. Eu te amo. Eu sinto sua falta. Não tenho palavras agora, apenas muitos sentimentos. Descanse em paz, anjo, e saiba que sua família nunca terá que se preocupar com nada.
Grant Gustin: Essa perda é verdadeiramente inimaginável. Como muitas pessoas afirmaram, Naya era uma força. Fiquei intimidado por seu talento e presença no set, mas ela sempre foi muito gentil e acolhedora comigo. Muitas das minhas memórias de Glee dentro e fora do set têm Naya nelas. Ela era única. Meu coração se parte por sua família e amigos. Sempre manterei Naya em meu coração e lembrarei dela pela pessoa forte, talentosa e compassiva que ela era comigo no breve tempo que passei com ela. Enviando tanta força e amor à sua família e a todos que estão com o coração partido por essa trágica perda.
Melissa Benoist: Ela não deixou minha mente nesta última semana. É difícil encontrar palavras. Havia uma beleza inegável que ela irradiava por dentro e por fora, e eu me considero incrivelmente sortuda por ter testemunhado isso de perto, mesmo pelo curto período de tempo que fiz. Fiquei tão intimidada por ela, mas ela tinha um jeito de desarmar que apenas fazia você querer estar perto dela, ouvir o que ela tinha a dizer (porque, sem dúvida, seria a coisa mais nítida e real que você ouviria o dia todo). Ela era gentil e aberta para mim quando não precisava ser, quando eu era uma novata ingênua, sem noção e insegura. Bravamente autêntico, genuinamente gentil, incrivelmente talentoso e profundamente amado por tantos. Pensando em sua família e entes queridos. Descanse em paz, Naya.
Naya Rivera fará muita falta e com certeza será sempre lembrada pela sua trajetória e sua arte como ótima atriz e cantora.