No dia 25 de maio, o ex-segurança George Floyd foi assassinado por um policial branco e deu início a uma série de debates sobre a violência contra cidadãos negros, resgatando discussões relevantes como representatividade e importância do movimento negro. Pensando nisso, o Séries em Cena separou uma lista com 5 filmes disponíveis no Telecine que trazem o protagonismo de pessoas negras na atuação e direção, além de temas necessários como LGBTIfobia e privilégios sociais.

 

NÓS

 

Dirigido por Jordan Peele, o filme de 2019 conta a história de Adelaide e Gabe Wilson, que decidem fazer uma viagem com os filhos para Santa Cruz, na Califórnia. O passeio, no entanto, vira um pesadelo quando um grupo de pessoas estranhas -e particularmente conhecidas- invade a casa de verão dos Wilson. O filme é estrelado por Lupita Nyong’o, que entregou uma das melhores atuações do ano.

 

O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA

 

Em um dia comum, a adolescente Starr Carter acaba presenciando a morte brutal de seu melhor amigo Khalil por um policial branco. Por ser a única pessoa presente na cena do crime, Starr precisa testemunhar a favor de Khalil mesmo sob ameaças e chantagens de autoridades. A obra é uma adaptação do livro de Angie Thomas, que carrega o mesmo título.

 

INFILTRADO NA KLAN

 

Ron Stallworth é o único policial negro a trabalhar na Polícia do Colorado e, apesar das dúvidas e desprezo dos próprios colegas de trabalho, decide participar de uma missão: infiltrar-se na Ku Kux Klan. A obra de Spike Lee ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2019 e recebeu inúmeras críticas positivas.

 

FAÇA A COISA CERTA

 

Outro clássico do cineasta Spike Lee, que dessa vez acontece no Brooklyn, mais precisamente em uma pizzaria italiana. O estabelecimento tem uma parede que funciona como um mural de artistas, mas Buggin’ Out se revolta ao perceber que ali só estão celebridades italianas e reivindica a presença de afro-americanos no mesmo lugar. A indignação de Buggin’Out sobre a parede acaba sendo o início de várias brigas e protestos no bairro.

 

RAFIKI

Mesmo com a rivalidade entre suas famílias, Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva) são melhores amigas e continuam crescendo juntas, compartilhando diversas experiências de vida. A amizade, entretanto, se transforma em um romance e ambas precisam decidir se irão esconder seus sentimentos ou viver o amor que sentem uma pela outra. Extremamente elogiada no festival de Cannes, a produção foi proibida de ser exibida no Quênia, país onde pessoas da comunidade LGBTI+ são consideradas criminosas.

O movimento “Black Lives Matter” continua e você pode fazer a sua parte assinando petições, fazendo doações para projetos e consumindo ainda mais as produções de personalidades e artistas negros. O Séries em Cena está ao lado de George Floyd e destaca: Vidas Negras Importam.