Review: O Manicômio

DestaqueNotíciasReviews

Review: O Manicômio

 

No dia 3 de janeiro chegou aos cinemas brasileiros o primeiro filme de terror do ano: O Manicômio. Distribuído pela Paris Filmes e dirigido pelo alemão Michael David Pate, o filme conta com uma sinopse interessante ao explorar o terror found-footage com protagonistas youtubers que criam desafios para elaboração de vídeos para seus respectivos canais em busca de likes.

No início, tudo parecia OK. O filme contaria uma história que giraria em torno de um grupo de jovens que acessariam ilegalmente uma área de um santuário assombrado na Alemanha para a realização de um desafio de 24 horas.

Contudo, os personagens foram criados para serem estupidamente banais, o que de início nos faz pensar que veríamos elementos de sátiras e humor negro como uma forma de crítica ao que estamos acostumados a ver nos dias de hoje: produtores de conteúdo envolvidos em polêmicas, pegadinhas e desafios desnecessários que influenciam crianças e adolescentes erroneamente, mas o problema é que você percebe que não! Isso não acontece e essa crítica acaba sendo descartada ao longo da trama. Inclusive, engloba todos os youtubers na situação criada no roteiro como se trabalhar com a internet fosse estúpido assim.

Um problema que incomoda bastante o filme é a dublagem. Acontece que o filme alemão só chegou ao Brasil em cópias dubladas e a dificuldade vísivel de sincronizar as falas pode estragar a experiência.

Tudo o que vemos no filme é pelas lentes das câmeras e celulares do grupo de protagonistas. No estilo do clássico ‘A Bruxa de Blair’, as cenas possuem movimentos panorâmicos sem foco e repetitivos entre um cenário ou outro do grupo que não larga os seus materiais mesmo em maiores situações de perigo como uma atitude desesperada de sobreviver.

Apesar da premissa interessante em abordar realismo entre um grupo de produtores de conteúdos e uma história de um lugar assombrado na Alemanha em tempos da Segunda Guerra Mundial, o filme decepciona. Com um plot twist mal feito, ‘O Manicômio’ se perde durante a trama ao entregar um roteiro que não sabe para que veio.

FICHA TÉCNICA:

Elenco:Nilam Farooq, Farina Flebbe, Sonja Gerhardt, Maxine Kazis, Lisa-Marie Koroll, Emilio Sakraya, Tim Oliver Schultz, Davis Schulz, Timmi Trinks
Direção:Michael David Pate
Produção:Till Schmerbeck
Classificação: 16 anos, contém drogas, violência extrema e linguagem imprópria.
Duração: 90 min
Distribuidora: Paris Filmes
Gênero: Terror
Trailer:


1