Hoje, dia 21 de Janeiro, é o Dia Mundial da Religião! Sabemos que poucas pessoas possuem ciência desta data que partiu de uma iniciativa da Comunidade Bahá’i em uma de suas assembleias espirituais em 1949 que tem como principal objetivo promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre todas as diversas religiões existentes no mundo.

Pensando nisso, separamos para vocês sugestões de filmes com esta temática. Confira abaixo:

1. RESSURREIÇÃO

Às vésperas de um levante em Jerusalém, surgem rumores de que o Messias judeu ressuscitou. Um centurião romano agnóstico e cético (Joseph Fiennes) é enviado por Pôncio Pilatos para investigar a ressurreição e localizar o corpo desaparecido do já falecido e crucificado Jesus de Nazaré, a fim de subjulgar a revolta eminente. Conforme ele apura os fatos e ouve depoimentos, suas dúvidas sobre o evento milagroso começam a sumir.

2. CHICO XAVIER

Dirigido por Daniel Filho, esta biografia do icônico médium brasileiro é baseada na obra “As Vidas de Chico Xavier”, escrita pela jornalista Marcel Souto Maior. Para quem tem vontade de conhecer mais sobre a história de mediunidade e filantropia de Xavier, este é um dos filmes mais aclamados pela crítica sobre o psicografista.

Com relatos que vão desde a sua infância, passando pela descoberta e aceitação de seu dom, até a sua morte, Chico Xavier é um filme para todos aqueles que se inspiram nas mensagens de amor deixadas por ele.

3. LUTERO

Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido.

Pressionado para que se redima publicamente, se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais  e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.

4. CAFUNDÓ

No filme estrelado por Lázaro Ramos, os diretores Clóvis Bueno e Paulo Betti ambientam o roteiro de vida de João de Camargo, religioso brasileiro, nascido escravo e conhecido por seus feitos milagrosos. Nhô João como era chamado, ficou conhecido por depositar sua fé em divindades de diferentes crenças. Para ele oferecer um canto à Oxalá e rezar à Ave-Maria era algo natural e desta forma, entendendo que a espiritualidade não se apega a limites humanos de crença, congregou centenas de fiéis em torno do que veio a se tornar praticamente sua própria religião.

João de Camargo propiciou um culto, que em muito podemos enxergar a prática de Umbanda.

5. A PAIXÃO DE CRISTO

O filme retrata as últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (Jim Caviezel), desde a traição cometida por Judas (Luca Lionello), passando pela julgamento comandado por Pôncio Pilatos (Hristo Shopov), até sua cruel e violenta crucificação, que, segundo o cristianismo, pagou pelos pecados da humanidade. O filme traz muitas referências Bíblicas e sobre a crença Cristã, tornando-se quase impossível encontrar alguém que ainda não o tenha assistido.

6. TERRA DE MARIA

Um advogado que trabalha para o Diabo é comissionado para ir à Terra e realizar uma investigação: o que acontece nas cabeças daqueles que acreditam no Céu e em seus fundamentos? As descobertas dele definirão o futuro da raça humana. O filme também é um documentário que traz entrevistas de pessoas que relatam terem visto ou falado com Maria Mãe de Jesus, no contexto das suas diversas aparições pelo mundo. Essas entrevistas vão desde relatos de uma modelo famosa até uma ex-dançarina de Las Vegas, que se converteram a fé Católica. (Tem no Netflix)

7. A CABANA

Um filme para quem perdeu as esperanças, a fé e deseja alcançar uma redenção. Estes são os sentimentos do protagonista em A Cabana, filme dirigido por Stuart Hazeldine. Inspirado no livro homônimo do escritor canadense William P. Young,A Cabana aborda a “existência do mal” e como podemos procurar o amor e o perdão para nos livrarmos do ódio e da dor.

8. NOSSO LAR

Esta é a versão cinematográfica de um dos clássicos da literatura espírita nacional. Baseado num dos livros psicografados por Chico Xavier, sob a influência de André Luiz, um dos espíritos que mais esteve sob a presença do médium.

De onde viemos e para onde vamos… Este filme tenta responder estas perguntas que os humanos fazem desde os primórdios de sua existência. A Comunidade Espiritual de Nosso Lar pode ser a resposta, e André Luiz, o protagonista da história, mostra na prática como funciona a Lei da Causa e Efeito, que é uma das bases do Espiritismo.

9. O CÉU É DE VERDADE

Todd Burpo (Greg Kinnear) é o pastor de uma igreja em Nebraska, que conta com uma congregação bastante fiel. Casado com Sonja (Kelly Reilly), ele enfrenta uma situação complicada quando seu filho, Colton (Connor Corum), precisa ser operado às pressas devido a uma apendicite. Após se recuperar, o garoto diz ao pai que anjos vieram cantar para ele durante a operação. Todd pergunta mais sobre a experiência e fica espantado quando Colton lhe diz que viu situações que ocorreram quando o garoto não estava desperto. Convicto de que o filho visitou o paraíso, Todd passa a questionar sua própria fé naquilo que pregava até então. (Tem no Netflix)

10. MAOMÉ, MENSAGEIRO DE DEUS

Na Meca do século VI, vemos através dos olhos do profeta Maomé, desde o seu nascimento até os seus 13 anos, a época de tirania e opressão na qual viveu. A trama envolve a tentativa de ataque à Meca que aconteceu um mês antes do nascimento do profeta, uma investida do rei de Habasha para destruir a Kaaba, lugar sagrado para os Muçulmanos.

11. IRMÃ DULCE

Cinebiografia de Irmã Dulce (Bianca Comparato/Regina Braga), que, em vida, foi chamada de “Anjo Bom da Bahia”, também indicada ao Nobel da Paz e beatificada pela Igreja. Contemplando da década de 1940 aos anos 1980, o filme mostra como a religiosa Católica enfrentou uma doença respiratória incurável, o machismo, a indiferença de políticos e até mesmo os dogmas da Igreja para dedicar sua vida ao cuidado dos miseráveis.

12. DEUS NÃO ESTÁ MORTO

Quando o jovem Josh Wheaton (Shane Harper) entra na universidade, ele conhece um arrogante professor de filosofia (Kevin Sorbo) que não acredita em Deus. O aluno reafirma sua fé, e é desafiado pelo professor. Começa uma batalha entre os dois homens, que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista sobre crer ou não em Deus(Apenas o segundo filme na Netflix)

13. AS AVENTURAS DE PI

Pi e sua família decidem ir para o Canadá depois de fechar o zoológico da família. A embarcação deles naufraga. O jovem sobrevive junto com alguns animais, incluindo um temível tigre de Bengala. Essa experiência faz o garoto ter um despertar religioso.


Sugestões de posts para você :D