O primeiro contato do homem com o espaço se deu na década de 1960, quando o cosmonauta soviético Yuri Gagarin partiu para viajar pelo desconhecido a bordo da nave Vostok-1, em 12 abril de 1961. A partir daí, muitas viagens espaciais foram feitas por motivações distintas e hoje, a realização de voos comerciais para a Lua e a colonização de Marte são os principais objetivos da exploração espacial.

Parece que as expedições da Apollo 17 foram complicadas, hein?

Quem nunca pensou, pelo menos uma vez, em viajar pelo espaço ou teve curiosidade em saber o que há além do planeta Terra? Graças às pesquisas espaciais e principalmente aos astronautas que realizam as missões, hoje podemos ter uma melhor noção do que nos cerca e achar outras soluções para a sobrevivência da espécie humana. Para comemorar essa data, listamos alguns dos melhores filmes sobre aventuras e viagens espaciais. Confira!

O Primeiro Homem | First Man (2018)
Lançado recentemente, o longa é dirigido pelo premiado diretor Damien Chazelle e traz Steven Spielberg como produtor executivo. Baseado no livro “First Man: The Life of Neil A. Armstrong“, de James R. Hansen, “O Primeiro Homem” conta a história do astronauta americano Neil Armstrong (Ryan Gosling) e os preparativos para a realização da missão Apollo 11, que tinha como objetivo chegar à lua. Com uma fotografia e efeitos de tirar o fôlego, o filme mostra os problemas e desastres que ocorreram ao longo do caminho para que a missão fosse bem sucedida, além da relação de Neil Armstrong com sua família. A trilha sonora, que ganhou um Globo de Ouro, fica por conta de Justin Hurwitz, que já havia trabalhado com Damien Chazelle em “La La Land“.

 

Gravidade | Gravity (2013)
O que acontece e é possível sobreviver quando uma nave tripulada é danificada ainda no espaço? Essa são questões que o diretor mexicano Alfonso Cuarón tenta responder em “Gravidade“. Nele, acompanhamos o astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble, Matt Kowalski (George Clooney) e Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock), uma especialista de missão em sua primeira viagem espacial no ônibus espacial Explorer. Tudo ocorre bem até que durante reparos no telescópio, a Rússia abate um de seus satélites desativados com um míssil, e o impacto gera uma reação em cadeia, provocando nuvens de detritos espaciais em direção à nave Explorer. Sem qualquer contato com a NASA, a tripulação precisa encontrar sozinha uma forma de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana. O ponto de destaque do filme é o contraste entre a solidão dos astronautas e o visual deslumbrante do espaço sideral.


2001: Uma Odisseia no Espaço | 2001: A Space Odyssey (1968)

Um dos primeiros filmes do gênero, “2001” foi lançado no meio da Guerra Fria e segue sendo um marco na cultura e na ficção científica. Do aclamado diretor Stanley Kubrick, o longa é parcialmente baseado na obra “The Sentinel“, do autor Arthur C. Clarke, e lida com elementos temáticos da evolução humana, existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. Longe das narrativas tradicionais e com um visual surrealista, Kubrick utiliza som e sua trilha sonora lembrada até hoje como recursos para contar a história com uso mínimo de diálogo. Confirmando sua importância, em 1991, o filme foi considerado “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante” pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no National Film Registry.

 

 

Interstellar | Interestelar (2014)
Este é um daqueles filmes que você ama ou odeia, mas não se pode negar sem sucesso e influência na cultura pop desde seu lançamento. No longa do diretor Christopher Nolan, depois que os recursos naturais da Terra se encontram praticamente esgotados, a NASA convoca astronautas com a missão de verificar possíveis planetas com condições para a colonização humana, e assim preservar a sobrevivência da espécie. O engenheiro espacial Cooper (Matthew McConaughey) aceita o desafio mesmo sabendo que nunca mais poderá rever sua família. Após anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) agora na NASA, conduz as pesquisas para tentar salvar a população do planeta e encontrar seu pai. “Interestelar” é a declaração de amor de Nolan à ficção científica e à obra de Stanley Kubrick2001“, e também um filme sobre a dualidade do homem, com sua capacidade de destruir e mesmo assim almejar uma saída para sua sobrevivência e de toda a espécie.

 

 

Lunar | Moon (2009)
O primeiro filme de Duncan Jones (que, por curiosidade, é filho do cantor David Bowie), apesar do baixo orçamento, causou um impacto positivo em Hollywood. Sam Bell (Sam Rockwell) está quase terminando seu contrato de três anos com uma mineradora que opera no lado oculto da Lua, a Lunar Industries, que fornece Hélio 3 para a Terra. Porém, esse processo se torna mais complicado quando as transmissões ao vivo são impedidas por um defeito persistente no satélite de comunicação da companhia e as únicas noticias que tem do lar e do resto do mundo ocorrem através de mensagens gravadas de sua esposa e filha. Cada vez mais ansioso pelo regresso à casa, ele começa a ter um sentimento de fragmentação prenunciando uma paranoia. A única companhia de Sam é o robô-computador chamado Gerty (Voz de Kevin Spacey), que o ajuda a encarar o fato de que agora está sozinho com seus pensamentos.

 

 

Os Eleitos | The Right Stuff (1983)
Nesta adaptação livro homônimo de Tom Wolfe de mesmo nome, o diretor Philipp Kaufmann conta a história do início da exploração espacial nos anos 1940, quando acontece a evolução de um obscuro projeto militar norte-americano até sua transformação na entidade que hoje é a NASA. Um grupo de pilotos é selecionado para ser a primeira tripulação de astronautas americanos a ir ao espaço. Por conta das expectativas e riscos da viagem, os meios de comunicação e a população os transformam em verdadeiros heróis. A saga para conquistar o espaço transforma os jovens astronautas em um novo modelo do sonho americano, tornando esse filme de 3h30min de duração um épico tocante e glorioso.


Apollo 13 (1995)

No longa dirigido por Ron Howard, um desastre põe três astronautas na luta pela sobrevivência. “Houston, we have a problem here.”, foi a frase que deu início a essa jornada heroica, alertando o centro de operações da NASA, em Houston, nos Estados Unidos, que os tripulantes teriam problemas para completar sua missão até a Lua, em 1970. Em “Apollo 13“, depois de uma explosão, ocasionada por um grave defeito, os astronautas Jim Lovell (Tom Hanks), Fred Haise (Bill Paxton) e Jack Swigert (Kevin Bacon) ficam impossibilitados de chegar à Lua. Com o risco de ficarem sem oxigênio, a viagem é abortada, mas ainda há o perigo por não saberem se a nave danificada suportará o imenso calor na reentrada da órbita terrestre. Por se basear em uma história real, a proximidade do diretor com astronautas da NASA na fase de produção do filme, possibilitou a criação de diálogos que realmente ocorreram. O longa opta também por retratar o crescente desinteresse da sociedade e autoridades americana com o programa Apollo após a chegada da Apollo 11 à Lua.


Perdido em Marte | The Martian (2015)

Como será a vida do Homem fora do planeta Terra? O diretor Ridley Scott tenta mostrar esses desafios em uma situação extrema. Em uma missão em Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) e seus companheiros são surpreendidos e violentamente arrastados por uma tempestade de areia. Com isso, a missão é abortada e Mark, dado como morto, é deixado para trás com mantimentos para apenas 50 dias e tendo de encontrar uma forma de enviar um pedido de socorro à Terra e, simultaneamente, arranjar uma maneira de fazer crescer alimentos que o ajudem a sobreviver o máximo de tempo naquele planeta hostil. Eventualmente, quando consegue contato com a NASA e após tentativas´a conclusão de que não é possível sua volta para casa, seus ex-companheiros de tripulação bolam uma missão de resgate.


Sugestões de posts para você :D