A diversidade no mundo cinematográfico já teve um grande avanço na última década, mas a luta ainda não acabou e muito precisa melhorar para termos de fato mais representatividade nos grandes projetos do cinema. Nessa lista, o Séries em Cena vai listar alguns dos filmes mais representativos e importantes lançados no cinema nos últimos anos. Confira;
5 – Love, Simon (Com Amor, Simon) – 2018
Claro que esse não é o filme mais revolucionário do mundo e tão pouco o com a melhor estória, fotografia, diretor e etc. Mas ainda assim precisamos falar um pouco sobre a sua importância. Porque, sim, esse filme é MUITO importante.
Estamos falando aqui sobre um simples filme de romance, desses bem comuns e que a gente vê pelo menos uns 5 lançando todo ano. Mas pela primeira vez temos um personagem gay sendo representado como o protagonista num filme que está sendo lançado por um dos maiores estúdios de Hollywood e que está sendo distribuído para todas as partes do mundo. Esse é um passo muito grande em direção à mudança, pois dependendo do sucesso que o filme fizer, projetos como este serão cada vez mais comuns.
4 – Wonder Woman (Mulher Maravilha) – 2017
Novamente eu repito o que disse sobre o filme anterior, Mulher-Maravilha não é o filme mais revolucionário do mundo mas é sim um filme muito importante pois foi o primeiro filme live-action de uma super-heroína a “dar certo” nas grandes telas do cinema. E muito por causa do sucesso de filmes como Mulher-Maravilha, ou por exemplo, Jogos Vorazes, outros filmes com protagonistas mulheres e fortes tem se tornado cada vez mais comuns no cinema internacional.
3 – The Perks of Being a Wallflower (As Vantagens de Ser Invisível) – 2012
Esse é um dos filmes mais tocantes que eu já assisti, não só pelo trabalho dos atores (Emma Watson, Logan Lerman e Ezra Miller) que estão impecáveis aqui mas muito também se deve a estória contada nesse filme, que é de suma importância.
As Vantagens de Ser Invisível, é um filme que conta a estória de um garoto de 15 anos passando por uma forte depressão que começou após a morte de um de seus melhores amigos, na qual você acompanha sua jornada de recuperação enquanto faz novas amizades e procura por alguém para amar.
2 – Hidden Figures (Estrelas Além do Tempo) – 2016
Baseado em fatos, o filme Estrelas Além do Tempo conta a história de três funcionárias negras da NASA (vividas pelas atrizes Octavia Spencer, Taraji P. Henson e Janelle Monáe), que durante os eventos da corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, tinham que trabalhar separadas do restante dos funcionários pois naquela mesma época estava acontecendo também a grande cisão racial nos EUA. Um filme lindo, e de superação na qual as três mulheres lidam com o preconceito e trabalham arduamente até se mostram tão imprescindíveis como quaisquer outros funcionários.
1 – The Help (Histórias Cruzadas) – 2011
Esse é um dos filmes mais lindos que eu já tive o prazer de assistir, que traz Viola Davis, Octavia Spencer, Emma Stone e Bryce Dallas Howard trabalhando juntas num filme que consegue ser emocionante, engraçado e que principalmente tem uma ótima mensagem para passar.
Em Histórias Cruzadas, Skeeter (Emma Stone) está empenhada em se tornar uma escritora e para o seu primeiro projeto ela escolhe colher depoimentos de algumas mulheres negras de sua cidade, Jackson em Mississípi, que por consequência de uma sociedade preconceituosa não tinham boas oportunidades e tinham de trabalhar como empregadas domésticas. Apenas a ideia de um livro sobre essas mulheres desagrada a sociedade como um todo mas ainda assim, Skeeter consegue ajuda de Aibileen Clark (Viola Davis) e de outras mulheres.