The Flash 3×14: “Attack on Central City”

The Flash -- "Attack on Central City" -- FLA314a_0088b.jpg -- Pictured (L-R): Violett Beane as Jesse Quick, Grant Gustin as The Flash and Keiynan Lonsdale as Kid Flash -- Photo: Katie Yu/The CW -- © 2017 The CW Network, LLC. All rights reserved.

O episódio dessa terça-feira (28/02/2017) dá continuidade a saga de Grodd. Enquanto o Team Flash está em clima de vitória, Grodd bem a frente dos heróis usa Gypsy para abrir uma fenda e levar seu exército para invadir e destruir a Terra 1. “Attack on Central City” começa  com um clima forte de romance no ar com Barry preparando café da manhã para Iris mostrando seu desejo de aproveitar o máximo possível da vida de casal,  pois tem vivido um temor com a visão do futuro, em que sua amada morre.

Para marcar esse clima de paz e amor, HR apresenta uma tradição de sua Terra o Dia do Amigo. O personagem enfeita a pista de corrida do Laboratório S.T.A.R., explica que a data é similar a tradição do Dia dos Namorados da Terra 1 e entrega cartões personalizados para todos do Team Flash.

Ultimamente a série tem  focado bastante em relacionamentos amorosos formando casais ou mostrando dilemas do já existentes, no episódio quatorze não foi diferente.  Teve Jesse contando ao pai Harry, que pretende permanecer na Terra 1 por conta de Wally. Durante essa conversa, a velocista é surpreendida pela reação do pai que encara  de forma tranquila a decisão dela. Além disso, Cisco em um diálogo com Caitlin relata seu sentimento de solidão, já que todos estão encontrando seus pares menos ele. Nessa conversa ele chega a  até comentar a relação cada vez mais próxima de Snow e Julian, que segundo Cait está em Londres resolvendo assuntos familiares.

Cisco, um dia vai aparecer alguém que vai te desafiar a ser a sua melhor versão. Palavras ditas por Caitlin para o amigo segundos antes de aparecer  Gypsy.  Essa surge através da fenda, parte para o ataque contra eles até que Harry chega e detêm Gypsy. Já dentro da cela, ela acorda assustada sem entender o porquê de estar ali como prisioneira. Gypsy, quando indagada por Cisco sobre o acordo que eles fizeram de deixar eles em paz, diz que não tinha voltado para capturar Harry e que a ultima coisa que se lembrava era de estar em uma selva africana. Com essa declaração o Team Flash concluem que ela está sendo controlada por Grodd e que o gorila está em Central City, pois só assim ele conseguiria estar usando seus poderes psíquicos em Gypsy.

Desde a viagem para o futuro de Barry, a série tem explorado bastante o poder de Cisco e conciliado ao de Barry no intuito de buscar detalhes que os ajudem a resolver seus problemas no presente. Dessa vez a ideia foi trabalhar no óculos de Cisco para ampliar a sua visão como Vibe, tal tarefa foi desenvolvida por Harry e Wally.

Enquanto melhorias estavam sendo feitas no óculos de Cisco, ele vai até Gypsy e pede ajuda para derrotar Grodd. Apesar de Gypsy negar, ela conta que tem tido visões desde que o gorila entrou na mente dela. Essa revelação é um ponto essencial para o plano do Team Flash contra Grodd.

Alcance ampliado chega a hora de Cisco usar o seu novo equipamento para conseguir ver onde Grodd iria realizar o seu primeiro ataque em Central City. Antes de Cisco vibrar, Harry dá a recomendação  de se manter acima do fluxo temporal para não causar nenhuma consequência mental. Tudo transcorre bem,  sabem o lugar, armam uma força tarefa junto com a Swat, até que Grodd assume o controle da mente de Joe, faz o policial apontar uma arma para si, mas Barry consegue salvar a vida de Joe.  Tudo isso foi uma distração arquitetada por Grodd, que serviu para mostrar  que ele se recorda com quem Barry se importa e reforça a capacidade one step ahead do gorila. No mesmo momento, Grodd ataca o general Matthew Mcnally, assume a mente do oficial e consegue ter acesso a misseis nucleares.

Uma via de mão dupla. Joe, assim como Gypsy, relata que após ter sido controlado por Grodd passou a ter visões. Isso faz o Team Flash concluir que não apenas Grodd tem acesso a mente das pessoas, mas também o controlado consegue absorver lembranças do gorila.  Para ativar as memoria de Grodd no Joe eles usam um capacete com imãs e o experimento dá resultado, já que Joe faz o desenho do alvo do gorila. Após vasculharem banco de dados,  eles encontram um rosto compatível com o do desenho, general Matthew Mcnally único com acesso livre a mísseis nucleares e assim descobrem qual a pretensão de Grodd.

Quando descobrem o plano de Grodd, Flash vai diretamente para a área de transporte de mísseis nucleares para reverter o processo de ativação, já que só havia um jeito de interromper e era manualmente descobrindo a senha. Após inúmeras tentativas, Barry consegue desativar os mísseis. Mais uma vitória para conta do Team Flash, mas ainda faltava o principal derrotar Grodd sem mata-lo já que isso comprometeria a integridade heroica de Barry. Para isso, Cisco foi até a Terra 19 pedir ajuda a Gypsy, que dessa vez acaba aceitando, enquanto isso os velocistas Barry, Jesse e Wally tentam conter Grodd e seu exército.

Solovar x Grodd

O que Grodd não esperava é que o reforço do Team Flash seria Solovar seu maior rival na Cidade dos macacos. Com ajuda de Gypsy, Cisco conseguiu encontrar o ex- governante da Cidade dos Macacos e assim eles combateram fogo contra fogo, ou melhor, gorila contra gorila. Solovar venceu e a pedido de Barry poupou a vida de Grodd, assim como o velocista poupou a dele. Barry fez contato com Lyla e Grodd foi encaminhado para a Argus com a possibilidade de ficar no mesmo lugar que o King Shark ( rei tubarão).

Retorno a Terra 2

“Harry antes de despedir deixa uma frase clichê de efeito para “Barry “ Sempre há outro jeito, sempre”, que deve funcionar como um lembrete ao herói para que nunca comprometa a sua integridade.

Metade do Donut?

Com o fim da batalha, a série volta ao clima de romance. Antes de ir Gypsy surpreende Cisco  e lhe dá um beijo,  que deixou ele todo feliz ( Ainda vou me casar com ela). Iris indaga se Barry não vai dar uma olhada no futuro para ver se conseguiu alterá-lo, ele diz que não, pois precisa viver o presente. Além disso, Joe parte para um encontro com Cecílio final do episódio, Barry pede Iris em casamento e Wally tem uma ingrata surpresa ao encontrar Savitar, quando vai até o Big Belly Burger para atender um desejo de Jesse.