Na última terça- feira (21/02/2017) aconteceu o retorno de Barry e cia na emissora americana CW. Após um curto hiato, The Flash deu continuidade a sua história se propondo a ajudar Jesse Quick no resgate de seu pai Harrisson Wells. O episódio denominado “Attack on Gorilla City” começa mostrando Harry perdido em uma mata na Terra 2 e correndo de Grodd. Logo depois, entre em cena Jesse que preocupada com o seu pai resolve viajar até a Terra 1 e pedir ajuda de Barry. O homem mais rápido do mundo não pensa duas vezes e topa liderar uma missão de resgate não apenas pensando em salvar um velho amigo como também enxergando nisso uma oportunidade para mudar o futuro da sua amada Iris.
Arrumando as malas para embarcar até a cidade dos gorilas, Barry vai até CCPD para pedir ao companheiro de trabalho Julian cobrir ele enquanto realiza mais uma viagem no espaço-tempo. Mas Julian não se contenta em ficar de fora, por dois motivos tanto pelo desejo de fazer parte de uma viagem para um universo parelelo quanto pela necessidade de querer proteger Caitlin Snow( mais um casal ganhando força). Julian consegue arrumar uma boa desculpa para ele e Barry ficarem longe da polícia de Central City por uns dias.

Captando as referências

A partir desse ponto, o episódio é inundado por referências da cultura nerd. A primeira delas é quando Barry está contando a Julian sobre sua missão como Flash contra Grodd a fim de resgatar um amigo e Julian o indaga “Você está indo para o Planeta dos macacos?”, Allen responde “Não é apenas a cidade deles”. Ligação direta com o filme Planeta dos Macacos (Planet of the Apes), que conta com 8 filmes já comercializados e mais um indo para as telonas esse ano (14/07/2017).
Seguindo a linha cinematográfica ainda foi feita referência, duas vezes, ao filme Indiana Jones por conta da roupa do Julian. A primeira aconteceu quando ele aparece no Laboratório S.T.A.R. dizendo que deseja participar da jornada até a cidade dos macacos, já a segunda é feita por Harry quando ele retoma a consciência e olha para aquela nova figura, depois de aclamar seus velhos amigos Barry, Cisco e Caitlin. Por fim, o último easter egg aparece na primeira fala de Cisco quando eles aterrissam na Cidade dos macacos, “Welcome to the jungle, baby”. Uma referência direta ao clássico dos anos 80 do Guns N’ Roses.
O episódio se desenrola com a apresentação de Solovar, governante da cidade dos gorilas, a quem Grodd diz ter que se subordinar e até propõe um acordo com Barry para se ver livre do líder dos macacos. Nesse primeiro momento, Grodd diz não aguentar mais e garante a Flash que se o velocista dar um fim em Solovar, ele nunca mais vai ter que se preocupar com uma possível invasão de gorilas na Terra 1.No entanto, Barry prefere propor uma batalha direta com Solovar, se ganhasse o governante da cidade dos macacos deixaria ele e seus amigos irem embora. Barry, orientado por Cisco, usa uma habilidade aprendida com o seu inimigo (Flash Reverso) para derrotar Solovar e opta por poupar a vida do gorila como um exemplo de benevolência dos humanos com os gorilas.

Reviravolta…

As coisas acabam não encaminhando para um acordo pacífico, já que um plot twist acaba mostrando a verdadeira intenção de Grodd (sim, a manchete do futuro). Mas Barry consegue montar um plano contando com os poderes de Caitlin Snow, que garante a fuga deles e o retorno para a Terra 1.Durante o episódio também começamos a ter um novo casal para ser shippado, Jesse decide se jogar e viver o seu amor com Wally, o que acarreta na mudança da personagem para a Terra 1(Ihhh, Harry e agora?).

O final de “Attack Gorilla City” reserva uma surpresa para o Team Flash, já que eles estão acreditando que essa aventura foi vital para alterar o futuro e impedir a invasão dos gorilas na Terra 1. Mas Grodd apresenta uma carta na manga, afinal não é só o Cisco que abre portais para outros universos (Like a Gypsy). O próximo episódio vai ao ar dia 28/02/2017 e se intitula “Attack on Central City”.