Baseado nos quadrinhos da Marvel criados por Chris Claremont e Bob  Mcleod, que começaram a ser publicados a partir de 1982, Novos Mutantes teve roteiro escrito pelo próprio diretor Josh Boone (A Culpa é das Estrelas) juntamente com Knate Gwaltney. O foco do filme será nas aventuras do grupo diversificado de mutantes formado por Mancha Solar, Magia, Miragem, Warlock, Lupina e Míssel, adolescentes que ainda estão tentando amadurecer. Fontes dizem que a produção terá uma vibe de John Hughes junto com Stephen King.

Segundo o TRH Anaya Taylor-Joy , estrela do filme A Bruxa, e Maisie Williams, a Arya da produção da HBO Game of Thrones,  estão no elenco do filme spin-off de X-men que conta com Simon Kinberg e Karen Rosenfelt como produtores. Anaya irá interpretar Magia e Maisie fará Lupina. O diretor estava de olho nessas atrizes desde o ano passado mas só conseguiu garanti-las para os rescpetivos personagens após a confirmação do filme no início deste ano. A FOX não está poupando esforços para encaixar atores de etnias fiéis a dos quadrinhos, no momento estão a procura de um nativo americano para o papel de  Miragem e de um brasileiro para interpretar Mancha Solar.

Borys Kit escritor do THR que revelou as notícias sobre a entrada de Maisie Wlliams e Anaya Taylor-Joy para o elenco, também comentou em seu twitter que James McAvoy e Nat Wolff não estarão no filme. Confira nas imagens abaixo:

Novos Mutantes deverá começar sua produção em julho e sua estreia é prevista para 13 de abril de 2018, a continuação da franquia de X-Men  está marcada para 2 de novembro do mesmo ano com o título X-Men: Fênix Negra.